Google.org investe em projetos de energias renováveis em Porto Alegre

12/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada pela Prefeitura de Porto Alegre

As duas escolas receberam nesta quinta a visita do secretário Municipal do Meio Ambiente e de representantes do Iclei

As escolas municipais de Ensino Fundamental Judith Macedo de Araújo e Morro da Cruz, no bairro São José, receberam nesta quinta-feira, 12, a visita do secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, e de representantes do Iclei (rede global de Governos Locais pela Sustentabilidade).

Sérgio Louruz/Smamus PMPA

Instituições de ensino ganharam placas fotovoltaicas e biodigestores

As duas escolas foram contempladas pelo projeto do Action Fund Brazil, do Google.org, para implementar iniciativas inovadoras com potencial de impacto local na mitigação de gases de efeito estufa. Foram instaladas placas fotovoltaicas – utilizadas para captação de energia solar – e biodigestores para transformar resíduos orgânicos em gás de cozinha. Além das escolas, o Centro de Tradições Gaúchas do Morro da Cruz também recebeu um biodigestor.

O secretário Germano Bremm destacou a necessidade de descentralizar os recursos e levar iniciativas de energias limpas para toda a população. “Fico feliz em conhecer um pouco mais do projeto. Trabalhamos para captar os recursos e viabilizar iniciativas como esta, por isso é importante conhecer de perto a realidade, vir à comunidade e entender um pouco desse senso de pertencimento das pessoas e a preocupação com o planeta”, parabenizou Bremm.

Porto Alegre foi uma das duas capitais brasileiras escolhidas para participar de projeto-piloto de planejamento climático, gerido pelo Google.org e implementado pelo Iclei América do Sul no Brasil. “Entendo que o melhor retorno é o exemplo, é poder mostrar este projeto num lugar que tem tanta dificuldade pela questão econômica e você consegue qualificar o espaço das escolas e da própria comunidade, mostrar que é possível replicar isso em outros espaços”, afirmou o secretário-executivo adjunto do Iclei América do Sul, Rodrigo Corradi.

Em Porto Alegre, além das escolas do Morro da Cruz, foi selecionado o projeto do Instituto Augusto Carneiro, executado em parceria com o Centro Brasil no Clima (CBC). Cada iniciativa recebe R$ 660 mil para construir projetos a partir da utilização de dados públicos gerados por uma plataforma do Google que reúne informações sobre emissões de gases de efeito estufa de edifícios e transportes, qualidade do ar e potencial solar de coberturas.

Também participaram da atividade a secretária-adjunta da Smamus, Camila Nunes; a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Bortolini; a chefe de unidade do Gabinete do Prefeito, Diones Gabana de Souza; o secretário-adjunto de Educação, Ramiro Tarragô; a assessora pedagógica na Unidade de Projetos e Parcerias da Smed, Lia Wilges; a assessora de Projetos Institucionais do Iclei, Raísa de Castro Soares; a assessora do Escritório do Iclei/RS, Cibele Carneiro; a gestora do projeto Morro da Cruz Circular, Daniely Votto; a presidente da ONG Ciupoa (Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre), Tânia Pires; a presidente do Instituto Augusto Carneiro, Kathia Vasconcellos Monteiro, entre outros representantes da sociedade civil.