Governo do Tocantins incentiva produção sustentável de energia solar para atender produtores rurais

09/10/20 | São Paulo

Agora-TO 

Governo do Tocantins incentiva produção sustentável de energia solar para atender produtores rurais

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, na terça-feira, 29, recebeu no gabinete da Seagro representantes da empresa de Energia Solar LM. A reunião teve por objetivo discutir a criação de um projeto de energia solar, visando atender, principalmente, produtores rurais no campo.

O uso da energia solar tem se tornado cada vez mais necessário, seja pela redução dos custos de produção ou pela garantia do abastecimento de energia de forma sustentável. Neste sentido, o Governo do Estado do Tocantins tem se colocado como parceiro em ações que garantam não só a geração de energia ou independência energética, mas também ganhos financeiros e ambientais no agronegócio.

O projeto de energia solar, em processo de planejamento, será instalado no sistema flutuante, suspenso para captar a vaporização da água. Essa é uma técnica relativamente nova, que visa instalar sistemas fotovoltaicos sob a superfície de lugares alagados, como estações de tratamento de águas residuais, lagos e represas de usinas hidroelétricas.

Para o analista Ambiental da empresa LM, Carlos Alberto Júnior, nos últimos anos, a procura pela energia solar tem sido constante por apresentar vantagens na redução de custo, ganho e lucro para elevar o nível de produção. “Além disso, a energia solar pode ser útil em diversas atividades como: em bombeamento para irrigação na hortifrúti, irrigação no plantio, ordenha bovina, manutenção de silos, trituração de ração animal, e energia elétrica em geral para ambiente na casa”, explicou.

Para o gestor Thiago Dourado, a intenção do Governo do Tocantins é promover a produção de energia sustentável, econômica e sem causar impacto à natureza. “A energia solar é uma alternativa viável e sustentável, pois além de reduzir gastos, possibilita a geração de energia para diversas atividades no campo, e aparece como mais uma alternativa com potenciais ganhos. Vamos em busca de incentivos para grandes, médios e pequenos produtores e acurar os benefícios desta tecnologia”, declarou.