Governo estuda impulsionar a geração de energia solar

27/07/16 | São Paulo

Investimentos e Notícias

O governo brasileiro está estudando formas de impulsionar a geração solar fotovoltaica no País, afirmou o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, nesta quinta-feira (30), na abertura do Brasil Solar Power, no Rio de Janeiro.

Para o ministro, o segmento de geração solar fotovoltaica é fundamental para a matriz energética brasileira e novas formas de incentivar o setor devem ser perseguidas, para que o segmento não fique dependente apenas dos leilões.

“O Brasil compete com outras oportunidades, não há sol só no Brasil, o sol existe em muitos outros países. Se não criarmos um ambiente mais competitivo, mais favorável, o recurso encontra rentabilidade em outro local e isso é tudo que não queremos neste momento”, disse o ministro.

A expansão da geração solar distribuída – quando a energia é gerada no centro de carga, podendo ser gerada até mesmo pelo próprio consumidor – é uma das possibilidades que se descortinam para a indústria solar no País, disse Coelho Filho. 

Além disso, o MME estuda formas de viabilizar financiamentos para a geração distribuída, inserido nos estudos do ProGD, lançado pelo ministério no final do ano passado com parceria da Associação Brasileira da Indústria Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Segundo o ministro, o MME já está dialogando com o Ministério das Cidades para que seja analisada a possibilidade do FGTS como uma das fontes de financiamento desse segmento.

A expansão da geração de energia renovável terá especial atenção do MME, defendeu o ministro: “O compromisso com as fontes renováveis não é somente um compromisso da Absolar, mas sim um compromisso da minha geração. Minha geração tem compromisso com as fontes de energia de baixo carbono”, afirmou.