Governo também investe

09/10/20 | São Paulo

O Povo 

O Decreto estadual 33.264, de setembro de 2019, determina que todo prédio público contemple o uso de fonte renovável e eficiência energética. Em razão da medida, estão sendo desenvolvidos projetos para instalação e sistemas de geração fotovoltaica em duas estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Serão colocadas 650 placas solares na Estação Juscelino Kubitschek e outras 325 na Estação Padre Cícero.

O investimento será de R$ 1,6 milhão, com recursos do Tesouro Estadual e financiamento da Caixa Econômica Federal. Após a implantação, o excedente gerado será transferido para a rede de distribuição, podendo ser, em até 60 meses, revertida para o Metrô, como crédito em produção elétrica. Outro projeto, em licitação, é o de instalação de módulos fotovoltaicos para 32 escolas públicas estaduais. O aporte previsto será de R$ 9,1 milhões, do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (FIEE).

A Prefeitura de Fortaleza também tem três projetos de geração distribuída. O plano prevê a eficientização energética, gestão, operacionalização e manutenção energética para creches, escolas da Secretaria Municipal da Educação (SME), hospitais, postos de saúde e equipamentos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Instituto Dr. José Frota (IJF), além de 156 prédios e equipamentos públicos do Município.