Greener aponta crescimento de 160,3% na importação de módulos fotovoltaicos em relação a 2020

09/09/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Portal Solar

Consultoria afirma volume de 497 MWp em equipamentos novos no país no mês de julho

A Greener, empresa de consultoria voltada ao mercado de energia fotovoltaica, registrou aumento de 160,3% de módulos fotovoltaicos no Brasil no mês de julho, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A empresa também apontou que o volume dos equipamentos fotovoltaicos que entraram no país nesse período foi de 497 MWp.

O levantamento realizado pela empresa ainda especifica outros dados: os módulos monofaciais ocupam 74% do montante do mês e os com potência acima de 500 Wp são 17% do total, com 84 MWp.

Os preços dos módulos também aumentaram um pouco em relação aos resultados de junho de 2021. A agência demonstrou um aumento no preço FOB (Free On Board), ou seja, uma categoria de frete na qual o cliente é responsável por todo o processo, inclusive riscos com a mercadoria e custos.

O aumento foi de 5,5% no preço FOB médio dos módulo, totalizando um aumento de 19% desde dezembro de 2020, como é destacado no relatório: “o mês de julho seguiu na tendência de aumento nos preços de módulos fotovoltaicos, a tecnologia Poli-Perc foi a que sofreu maior impacto, com incremento de 19% no preço médio, seguido por Mono-Perc com 9,9%”, reitera o documento.

A empresa acredita que os preços irão continuar aumentando para o segundo semestre e que essa tendência se manterá ao longo de 2022.

Com relação aos inversores, o relatório da Greener aponta que o volume de inversores importados chegou a 785 MW no mês de julho, sendo 17% maior que junho de 2021 e 67% superior a julho de 2020.

A empresa ainda salienta que os inversores acima de 50,1 kW, considerados de maior porte, representam 72% do volume total importado da tecnologia string. Os de médio ficam com a parcela de 10% e os de pequeno porte aparecem com 18% na importação.