31/07/20 | São Paulo
Distrito Federal – O consumo de energia nas edificações brasileiras representou 15,3% do consumo total de energia e 52% do consumo de eletricidade em 2019 (EPE, 2020), sendo que, deste total, o setor público foi responsável por 16%. A busca por eficiência energética e sustentabilidade nos prédios públicos tem, assim, um papel fundamental como política pública, tanto como efeito demonstrativo quanto como indutor do mercado.
Nesse sentido, o Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do Projeto FELICITY – Financing Energy for Low-Carbon Investment – Cities Advisory Facility, lançou, na última quinta-feira (23), o Guia Prático para Preparação de Investimentos Urbanos – Eficiência Energética e Energia Solar Fotovoltaica em Prédios Públicos. Este Guia tem como objetivo fornecer os principais aspectos que devem ser considerados na elaboração de projetos financiáveis de Eficiência Energética (EE) e Energia Solar Fotovoltaica em prédios públicos, dando ênfase a escolas e hospitais, a fim de promover investimentos sustentáveis no Brasil. O grupo alvo do guia são prédios municipais, mas podem ser encontradas informações úteis também para a implementação de medidas nas esferas estadual e federal.
Também foi iniciado um Ciclo de Webinars sobre Investimentos de Eficiência Energética e Geração Distribuída em prédios públicos, que tem o objetivo de compartilhar a experiência e o conhecimento adquiridos com projetos reais, desenvolvidos no âmbito do Projeto FELICITY. Os webinars abordarão de forma prática os temas: Como elaborar um projeto de forma sólida para acessar financiamento; Perspectiva de gestão e governança de municípios na preparação de investimentos; Avaliação econômico-financeira, procedimentos licitatórios para projetos e mitigação de riscos; Estudos de caso sobre EE e GD em edifícios públicos (ex. escolas e hospitais).
O Ciclo de Webinars acontecerá nas próximas quintas-feiras (30/07, 06/08 e 13/08) das 10:00 às 12:00 por meio da plataforma Microsoft Teams. Para conferir a agenda completa dos Webinars e mais informações de conexão, clique aqui.
Para acessar o Guia Prático e seus anexos, basta acessar os links a seguir:
http://cooperacaobrasil-alemanha.com/GuiaFELICITY_v1.pdf
http://cooperacaobrasil-alemanha.com/Planilhas_Anexo_GuiaFELICITY.zip.
O programa “Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility – FELICITY” é financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) e implementado pela GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI) tendo o Ministério de Minas e Energia (MME) como parceiro de implantação no BRASIL Mais informações: https://www.eib.org/en/products/advisory-services/felicity.htm.
*Com informações do Ministério de Minas e Energia
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar
Políticas públicas para catalisar o desenvolvimento da energia solar no Brasil