Hospital de Câncer de Pernambuco inaugura usina de geração de energia solar

27/12/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela Folha de Pernambuco

O Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), em parceria com a Neoenergia, inaugurou sua usina de geração de energia solar nesta terça-feira (27). Cerca de R$ 1,7 milhão foi investido na instalação das 910 placas que fazem parte do sistema de geração energética da unidade, localizada no bairro de Santo Amro, região central do Recife.

Estima-se que as placas solares fornecerão 23,4% da energia elétrica do hospital, gerando economia de R$ 50 mil mensalmente. O valor economizado, segundo a direção do hospital, será integralmente destinado na recuperação dos pacientes atendidos pela instituição.

Placas fotovoltaicas no Hospital de Câncer de Pernambuco – Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

De acordo com Saulo Cabral, presidente da Neonergia, a nova usina do HCP já é a maior administrada pela empresa de energia elétrica em Pernambuco.

“Isso permite que o trabalho do HCP possa continuar, que o benefício para a sociedade possa ser estendido, além de tantas outras parcerias que precisam ser feitas com instituições de relevância como o HCP”, afirmou ele, ao falar da iniciativa que aliviará as contas da instituição.

O hospital atende diariamente cerca de mil pessoas e é responsável pelo tratamento de quase metade dos pacientes com câncer no Estado. A superintendente do HCP, Claudia Barbosa, reforça a importância da iniciativa para a continuidade dos trabalhos no hospital.

“A destinação, que veio a partir da parceria com a Neonergia Pernambuco, reverte para o tratamento oncológico dos nossos pacientes. Proporciona sustentabilidade ambiental e também financeira para uma instituição filantrópica”, ressaltou.

Neste mês de dezembro, o Hospital de Câncer de Pernambuco deu início a uma campanha para financiar a reforma da Enfermaria Santa Águeda. A área possui 54 leitos e realiza 800 atendimentos mensais, entretanto não passa por requalificações há mais de trinta anos.