Hospital Queluz implanta sistema de energia solar

01/03/21 | São Paulo

Minas Informa

O Hospital Queluz de Conselheiro Lafaiete celebra importantes conquistas no ano de 2020 e um pouco de 2021, apesar das dificuldades advindas do cenário assustador que ainda persiste, causado pela pandemia da Covid-19. Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, inaugurada em 12 de janeiro de 1908, atualmente, com 113 anos de existência, o hospital é referência em ginecologia/obstetrícia.

Anualmente, são realizados cerca de 1.500 partos e aproximadamente 7.400 atendimentos ambulatoriais às gestantes que necessitam de assistência à saúde e ou cuidados especiais. Por motivo de força maior, no caso, a pandemia da Covid-19, o Hospital Queluz está, desde abril de 2020, trabalhando com metade dos seus leitos hospitalares, tendo em vista que para ajudar o município a instituição acolheu o Hospital São Camilo nas nossas dependências, sem ônus. Isso possibilitou ao município estruturar o prédio do São Camilo para abrigar o Hospital de Campanha para atendimento aos pacientes com coronavírus.

Apesar de ser um Hospital de Pequeno Porte (HPP), o Queluz acredita preencher um espaço importante na rede de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Conselheiro Lafaiete e microrregião. Este mérito é de toda a equipe que ininterruptamente trabalha e se esforça para atender da melhor forma possível a população. A instituição está em dia com todas as obrigações trabalhistas e de alvarás de funcionamento, principalmente no que tange à Vigilância Sanitária, ou seja, o Hospital Queluz possui plenas condições sanitárias para funcionamento em toda a sua extensão.

Recentemente, mais uma conquista imensurável para o hospital, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que traz tranquilidade para todos e regulariza a questão do alvará de funcionamento da instituição. Várias adequações institucionais e assistenciais que foram realizadas como por exemplo, a construção de um novo telhado, a aquisição de novos equipamentos para melhoria do bloco cirúrgico, berçário e sala de parto normal, a oferta de plantão presencial 24 horas dos pediatras na sala de parto, a chegada de estudantes de medicina participando e contribuindo com a assistência.

O Hospital Queluz tem buscado diariamente enfrentar os desafios para manutenção da assistência aos pacientes, mas com foco nos seus valores institucionais de humanização, solidariedade, comprometimento, ética, respeito, competência e buscando sempre a inovação, com vistas a atender as necessidades e expectativas dos pacientes, valorizando a vida, através de um processo contínuo de aperfeiçoamento humano e técnico.

Sistema de energia solar

No dia 25 de fevereiro de 2021, iniciou um novo momento em sua trajetória secular do Hospital Queluz. A comemoração desta data se inicia na verdade em meados de agosto de 2020, quando foi decidido que instituição promoveu uma negociação dos débitos de faturas vencidas com a Cemig. A negociação com a concessionária de energia elétrica, após sucessivos diálogos, explanações, comprovações técnicas e encaminhamento de provas demonstrando as dificuldades financeiras e a vontade de honrar com os compromissos aconteceu e então se decidiu pela tentativa de realização de um sonho da instituição: A instalação da energia fotovoltaica, ou seja, a possibilidade real de o hospital produzir sua própria energia elétrica.

O sonho foi concretizado após trabalho árduo e o Hospital produzirá luz, advinda do sistema de energia solar. “Sabemos que o gasto de energia humana para concretização deste sonho, foi imenso, além de ter sido permeado de obstáculos quase intransponíveis. Contudo, aprendemos, na caminhada rumo ao quase impossível, que juntos somos muito mais fortes para vencer as dificuldades. E vencemos, com o apoio de pessoas que acreditaram no Hospital Queluz. Aproveitamos a oportunidade para justamente agradecer a todos que nos ajudaram a transpor este desafio. Ressaltamos, ainda, que o Hospital Queluz conta com a solidariedade de todos para continuar concretizando projetos focados na sustentabilidade e melhorando a instituição. Ao mesmo tempo fazemos o convite para que a população se alegre conosco, neste momento tão importante para o hospital. Em homenagem ao nosso querido e eterno provedor, senhor Francisco Rodrigues Pereira (in memoriam), dedicamos esta matéria, pois sabemos o quanto ele deve estar alegre com as conquistas do Hospital Queluz e por certo, está contemplando, ao assento de alguma nuvem, a linda e prazerosa imagem fotovoltaica do Hospital Queluz”, diz a nota da intuição.