Sesc Pernambuco investe em instalação de energia solar no Estado

09/04/24 | São Paulo

Iniciativa da instituição prevê o investimento de mais de R$ 26 milhões para estudos de viabilidade e implementação de sistema fotovoltaico em unidades pernambucanas

Por: Thatiany Lucena

Reportagem publicada pelo Diário de Pernambuco

Com foco em práticas de desenvolvimento sustentável e na busca por eficiência energética, autonomia e compromisso social, o Sesc Pernambuco anuncia o investimento superior a R$ 26 milhões em estudos e implementação de painéis fotovoltaicos em algumas unidades no estado. Do total, 90% do valor foi aportado pelo Departamento Nacional do Sesc, destacando a importância do Estado no cenário nacional para a instituição.

No prazo de quatro anos, o Sesc vai adequar e implementar o sistema de geração e uso de energia limpa em três municípios pernambucanos: Belo Jardim; Sirinhaém, com o Hotel Guadalupe; e Garanhuns, contemplando a unidade e o hotel da cidade. As unidades foram escolhidas para esta mudança inicial considerando fatores como localização, demanda e eficiência energética.

“É um movimento natural de adequação do Sesc, que já adota no dia a dia e em ações com o público iniciativas de caráter sustentável, mas entendemos que precisamos ampliar nossos esforços”, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco. O investimento acompanha a consolidação do setor, que registrou 39 de gigawatts gerados desde 2012, de acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Isso corresponde a redução de geração de 47,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono no ambiente.

Neste ano, a primeira etapa será a do planejamento de elaboração dos estudos de viabilidade técnica e econômica e os projetos básicos. A partir de 2025, ocorrerá a implementação dos projetos executivos e instalações, iniciando pelo Hotel Sesc Guadalupe, com entrega final das 4 unidades prevista para 2029. O valor do investimento vai acompanhar a execução de cada fase do projeto.

Ainda de acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco, algumas unidades não possuem estrutura para implantação do sistema de energia solar e, por esse motivo, a energia que é produzida nas áreas onde o equipamento de captação solar funciona também servirão para acobertar essas unidades.

“Em Guadalupe, aproveitaremos toda a área possível dos telhados e do estacionamento, que além de proteger os carros, também produzirá energia solar. Queremos gerar mais do que o necessário lá, justamente para poder conduzir para outros equipamentos que não possuem o sistema”, explica.

Segundo o Sesc Pernambuco, a expectativa é que, após o funcionamento da geração de energia solar, a redução de custos varie entre 40% e 50% por unidade. “Com essa eficiência, conseguimos otimizar os recursos, podendo direcioná-los para melhorias e ampliações ou para aprimoramento de nossas atividades”, analisa Oswaldo Ramos, diretor Regional do Sesc Pernambuco.