Huawei vai fornecer AI para aumentar produção de usina solar no nordeste

21/09/20 | São Paulo

Canal Executivo Blog 

A Huawei e a Rio Alto Energias Renováveis anunciaram parceria para a produção de 156 MW em Coremas (PB), com capacidade de 426 MW de potência. Este projeto combina uma série de implantações solares já contratadas por meio do mercado livre de energia. A Rio Alto será a empresa que investir e gerir o empreendimento, como parte de um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão em energia solar.

Já a Huawei será a provedora de tecnologia em inteligência artificial, na geração de 156 MW, referente a cinco das usinas do Complexo: Corema IV, V, VI, VII e VIII. A solução FusionSolar 6.0+ da Huawei irá possibilitar uma redução do Custo Nivelado de Energia (LCOE) em mais de 5%, o que resulta em maior valor para a Rio Alto.

A solução está preparada ainda para receber a funcionalidade Smart DC System (SDS) que trará um salto ainda maior em tecnologia fotovoltaica, para maior eficiência e disponibilidade da usina de Coremas. O SDS utiliza um algoritmo de AI que realiza uma melhor integração de módulos bifaciais, trackers e inversores multi-MPPT. Na comparação com a solução tradicional, sem a contribuição dos sensores de cada string, a geração adicional por meio do SDS pode aumentar em até 1,3%.

Outro algoritmo instalado melhora a conexão à rede elétrica e foi desenvolvido com base em um enorme número de dados de condições de operação normais e anormais do sistema elétrico. A partir disso, a Huawei criou um modelo matemático que integra o algoritmo de remodelagem de impedância baseado em AI, que aumenta a taxa de penetração de fontes renováveis, permitindo assim que os inversores entreguem maior suporte e tragam muito mais estabilidade aos sistemas elétricos.

A capacidade total de energia gerada pelas cinco novas usinas (156 MW) já foram contratadas no mercado livre. Para o restante do complexo, a energia deve ser contratada por empresas das áreas de distribuição, petróleo e siderurgia, com previsão de início da operação comercial até 2022.