IFPE-Pesqueira se torna Centro de Referência em Energia Solar

08/07/20 | São Paulo

Ifpe 

O Campus Pesqueira, do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, vai ser transformado em um Centro de Referência em Energia Solar Fotovoltaica, na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A instituição foi aprovada em uma seleção feita pelo Ministério da Educação, dentro do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética (EnergiF).

O projeto apresentado pelo IFPE-Pesqueira é coordenado pelo professor Manoel Henrique Pedrosa Filho e foi o primeiro colocado, entre propostas apresentadas por institutos federais de todas as regiões brasileiras. A instituição será um dos dois centros de referência no país para a Rede Federal para a capacitação de professores de todo o Brasil e na oferta de cursos profissionalizantes na área de energia solar fotovoltaica. O investimento total será de R$200 mil com previsão de implantação até 2022.

Outra novidade com a criação do Centro de Referência em Energia Solar, no IFPE-Pesqueira, é a criação de um curso de pós-graduação lato sensu na área, ampliando a oferta de possibilidade de formação para os profissionais da região. Além disso, “o campus também terá capacidade de realizar atividades de consultoria na área por meio do Metys, que é o grupo de trabalho formado pelos professores da área de engenharia elétrica, e também pela futura empresa júnior, que está em fase de planejamento”, comenta o coordenador do projeto, professor Manoel Henrique Pedrosa Filho.

Para o Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica do IFPE-Pesqueira, Alexandre Farias, a aprovação do projeto do Centro de Referência em Energia Solar Fotovoltaica traz benefícios para toda a região de Pesqueira, porque, além de expandir as possibilidades de ensino, pesquisa e extensão na área, permite ampliar as capacitações oferecidas para a comunidade local. O Centro de Referência “permitirá realizar capacitações mais completas em energia solar para a comunidade e para os docentes do norte e nordeste”, celebra Farias.

O Diretor-Geral do IFPE-Pesqueira, professor Valdemir Mariano, considera a conquista do centro de referência como mais um avanço do instituto na área de energia solar fotovoltaica, desde que foi implantada a usina do campus, em 2015. O diretor também destaca a dedicação o professor Manoel Henrique, autor dos projetos da usina solar e do laboratório de energias renováveis do IFPE-Pesqueira, que resultou em “importantes convênios de pesquisa e desenvolvimento na área, como por exemplo, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e com a EMPETUR (Arena Pernambuco) e na aprovação de importantes projetos em órgãos de financiamento (FACEPE e CNPq)”, avalia Mariano.

A conquista do Centro de Referência em Energia Fotovoltaica eleva não só o campus Pesqueira, mas todo o IFPE, a uma posição de destaque na área. Essa é a avaliação do Reitor da instituição, professor José Carlos de Sá Júnior. Para ele, já há “a certeza de um futuro de enorme sucesso no tocante a construção e compartilhamento de conhecimentos, que muitas contribuições trarão ao desenvolvimento regional e ao processo de inclusão social e transformação de vidas que já são marcas permanentes do IFPE”, conclui Sá Junior.