Iluminação solar off-grid beneficiou 112 milhões de pessoas no mundo em 2021

02/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

O número de pessoas beneficiadas pela iluminação solar off-grid aumentou de 15,4 milhões em 2012 para 112 milhões em 2021, mostra relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). Somente na África, 52,6 milhões de pessoas tiveram o acesso à  luz elétrica garantido por esse tipo de tecnologia.

O relatório destaca que os sistemas sem conexão à rede segue em crescimento, apesar dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. O estudo abordou mini-grids, o uso de biogás para iluminação e cozinha e sistemas fotovoltaicos residenciais na África, América do Sul, Oceania, Oriente Médio e Caribe.

O crescimento da geração renovável off-grid é visto pela Irena como uma alternativa para facilitar o acesso de mais de 733 milhões de pessoas que permanecem sem eletricidade básica, especialmente na África Subsaariana e no Sul da Ásia.

As comunidades rurais sem acesso à eletricidade utilizam frequentemente fontes de iluminação poluentes, como lâmpadas de querosene ou velas, cujas fumaças podem causar sérios problemas de saúde.

“Esse relatório é essencial para monitorar e medir o papel das renováveis em sistemas off-grids na transição energética e no acesso universal à energia”, disse o pesquisador da Irena, Dennis Akande.