Implantação de usina fotovoltaica no Centro Administrativo de Betim segue em ritmo avançado

11/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Boletim Online

Dando continuidade às ações em prol do desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Betim segue com a instalação de uma usina de energia fotovoltaica no Centro Administrativo João Paulo II. Depois de ganhar um reforço estrutural, a edificação recebe, atualmente, as placas que irão captar a luz do sol e convertê-las em eletricidade. O trabalho é supervisionado pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos).

As intervenções incluirão ainda um revestimento termoacústico, que irá melhorar as condições de temperatura no local. Por último, será realizada a ligação do sistema fotovoltaico ao sistema elétrico. As obras devem ser concluídas em 120 dias.

A instalação do sistema de energia solar fotovoltaica foi obtida por meio de licitação e está sendo custeada com recursos próprios do município. O reforço da cobertura e o revestimento são resultado de uma contrapartida da iniciativa privada.

A usina solar do Centro Administrativo permitirá a geração de 130 mil quilowatts de energia hora/mês, quantidade suficiente para atender 100% do consumo do edifício, que é de 70 mil quilowatts hora/ mês. A produção excedente, suficiente para atender 461 residências de baixa renda, será descontada no consumo de outros prédios públicos de propriedade do município.

“A instalação dessa usina vai trazer benefícios importantes. Ganha o meio ambiente, com a geração de energia limpa e sustentável; ganham os cidadãos atendidos e os profissionais que trabalham no Centro Administrativo, já que o ambiente será melhor climatizado; e ganha a administração municipal, que irá economizar nas contas de luz da prefeitura e de outros prédios públicos”, destaca a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru.