Importação de equipamento de energia solar cresce 84,5%

25/07/21 | São Paulo

Reportagem publicada na Folha de S.Paulo

Volume de importação de células solares neste ano já equivale ao total de 2020

As importações de células solares, que formam os painéis para geração de energia, subiram 84,5% no primeiro semestre deste ano e totalizaram US$ 1,03 bilhão (R$ 5,35 bilhões), na comparação com o mesmo período de 2020, segundo dados do Ministério da Economia. Quase toda a produção veio da China.

Foram trazidas ao Brasil 24,1 milhões de unidades de células solares nos primeiros seis meses do ano, praticamente o mesmo volume comprado do exterior em todo o ano passado (97,5%).

Com Mariana Grazini, Andressa Motter e Filipe Oliveira

O consumidor instala a unidade geradora em sua residência. A energia gerada é injetada na rede de distribuição, e esse volume é descontado do total de energia consumida no fim do mês, barateando a conta de luz (Foto: Marcus Leoni/Folhapress)

Esse desconto na conta de luz é o principal incentivo: o investimento inicial feito pelo consumidor é compensado ao longo dos anos devido à queda na fatura, que atualmente incide sobre toda a tarifa, inclusive sobre encargos de distribuição (Foto: Ricardo Borges/Folhapress/Ricardo Borges/Folhapress)

Mesmo quem não tem como instalar em casa tem alternativas, como os condomínios (como este, da empresa de energia Enel, no Ceará): um grupo de consumidores se unem para gerar a energia em um local distinto de onde ocorre o consumo (neste caso, a energia vai para lojas da rede de farmácias Pague Menos) (Foto: Divulgação/Divulgação)

Uma empresa que tem várias unidades, por exemplo, também consegue usar o crédito em mais de um local; por exemplo, se uma fábrica injeta na rede mais do que consome, ela gera créditos que podem ser usados para abater a conta de luz de uma outra unidade da companhia (Foto: Lucas Lacaz/Folhapress/)

Os descontos vantajosos, somados ao barateamento dos equipamentos de energias renováveis levaram a uma expansão acentuada do mercado: as unidades geradoras saltaram de 1.823 em 2015 para 33,3 mil em julho deste ano. A energia solar fotovoltaica representa cerca de 77% do total (Foto: Marcus Leoni/Folhapress)