Instabilidade afeta emissão de contas de energia

10/02/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo

Empresas da área de geração distribuída relatam que as dificuldades passaram a ocorrer depois da exigência de um cadastro prévio

Instabilidade no site da Enel gerou ontem problemas para a emissão de segunda via das faturas com o detalhamento das contas. Empresas da área de geração distribuída relataram o problema e as dificuldades que passaram a ocorrer depois da exigência de um cadastro prévio, com celular e e-mail, para a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Algumas companhias, com mais de 300 clientes de geração distribuída, não conseguiram mais acesso à conta de seus parceiros. O problema gerou um sinal de alerta nos grupos do setor, diante do temor de atrasos nos pagamentos das faturas.

O diretor da área de geração distribuída do Sindienergia, Hunter Pessoa, explicou que há casos em que as faturas nem aparecem e os clientes sofrem com a desinformação. O executivo ressalta que as empresas dão apoio aos clientes que optaram pela geração distribuída.

Outra reclamação é em relação à quebra no detalhamento da fatura de energia, separando a TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) da TE (Tarifa de Energia, valor relativo ao consumo), tendo o cliente que fazer a junção dos dados para entender a conta.

A coluna procurou a Enel para saber sobre o problema. A empresa admitiu a instabilidade do sistema, que pode ter afetado a emissão de segunda via de alguns clientes, mas garantiu que a plataforma já está normalizada. A empresa também ressaltou a necessidade de se manter a atualização dos dados e de adequação à LGPD, além do cumprimento da legislação tributária local vigente desde outubro do ano passado, quando esta passou a exigir a descrição da TUSD. A companhia informa que não há duplicidade na tarifa, e sim uma nova forma de exibir os dados para o consumidor.

Embora a Enel informe sobre a normalização do sistema, as dificuldades de acesso das companhias de geração distribuída às contas dos seus clientes devem permanecer, em função da adequação da LGPD. O problema exigirá provavelmente novas formas de relação do setor com seus cientes.

Primeira diretoria

ACADEMIA CEARENSE DE ECONOMIA

A primeira diretoria da Academia Cearense de Economia tomará posse no dia 15 deste mês, às 9 horas, durante solenidade na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). A direção da entidade é composta por nomes como Lauro Chaves Neto (foto), José Maria Porto, Ricardo Coimbra e Ricardo Eleutério. A criação da entidade foi incentivada pelo trabalho de professores como Raimundo Padilha, Pedro Sisnando e Gonzaga Mota, que inspiram várias gerações.

Qair Brasil

PRIMEIRO PROJETO NO CEARÁ

A equipe de construção da Qair Brasil esteve reunida para alinhar os detalhes do projeto da usina solar-fotovoltaica da Serra do Mato, localizada no Trairi. Durante a reunião, foi firmado o contrato para o início das obras do novo empreendimento com a empresa que será responsável pela infraestrutura.

A partir de agora, deve haver a mobilização da equipe para início dos trabalhos ainda neste mês, visando a sua conclusão até dezembro deste ano. Esta será a primeira unidade fotovoltaica da Qair Brasil, com 124MWp de capacidade instalada.

Klabin

AMPLIAÇÃO DE INVESTIMENTO

A Klabin ampliará sua unidade de conversão de papelão ondulado, localizada em Horizonte, no Ceará. O investimento total é de R$ 188 milhões, dos quais R$ 100 milhões representam os desembolsos previstos para 2022 e 2023. A empresa pretende atender, principalmente, o crescente mercado de frutas nordestino.

O projeto já teve aprovação do Conselho da companhia e inclui a criação de uma startup prevista para o primeiro trimestre de 2023, com capacidade de ampliar a produção de papelão ondulado. O investimento também contempla a aquisição de uma onduladeira e de uma impressora, além da transferência de duas impressoras da unidade de Goiana (PE).

Inflação

O DESAFIO DOS ESTADOS

O cenário econômico para 2022 é desafiador, diante da elevação da inflação e da política de preços dos combustíveis. Ontem, em entrevista à Rádio O POVO/CBN, a secretária de Fazenda, advogada e professora Fernanda Pacobahyba, falou sobre o assunto e sobre as ameaças aos cofres públicos do estado. O assunto será debatido sexta-feira, às 11 horas, durante webinar promovido pelo Observatório do Federalismo Brasileiro, vinculado à Secretaria de Planejamento do Estado.

Novo ciclo

CÂMARA BRASIL-ARGENTINA

Mudanças na Câmara Brasil-Argentina no Ceará: o advogado Rômulo Alexandre deixa a presidência da entidade, que fica agora com Hermes Monteiro, para um mandato de três anos. Na diretoria da entidade também está o ex-presidente da Aecipp, Ricardo Parente.

Foto: Thais Mesquita FORTALEZA, CE, BRASIL, 28.01.2022: Ambiente de inovação no ceara – Pedro Vasconcelos – Instituto Solar (Foto:Thais Mesquita/OPOVO) (Foto: )