Inteligente e sustentável, Prefeitura de Maringá investe em soluções inovadoras

16/05/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Saiba Já Notícias

Maringá investe em soluções inteligentes e sustentáveis para a população e também na execução dos serviços públicos, o que proporciona mais eficiência e qualidade para o cidadão. Uma das frentes de atuação da Prefeitura é a revitalização da iluminação pública com energia fotovoltaica, que vem sendo instalada pela Secretaria de Infraestrutura nos centros municipais de educação, escolas e praças.

Além de ser uma fonte renovável de energia e não emitir gases poluentes, a iluminação fotovoltaica tem vida útil maior e baixo custo de manutenção. Ela foi instalada em 12 pontos, como praças, espaços infantis e ATIs,o que representa mais da metade da meta da secretaria. A previsão é que pelo menos 20 espaços recebam a iluminação até o final deste ano.

Nas escolas e centros municipais de educação infantil, os trabalhos também seguem avançados. O objetivo é que, até o final do ano, 30 unidades de ensino recebam a iluminação.

Outro projeto piloto é o recape com asfalto ecológico, uma ação inovadora e inteligente que será testada na cidade. O material deve ser utilizado no recape de um trecho da Rua Joubert de Carvalho, entre as avenidas Paraná e São Paulo. Além de ser uma prática sustentável, já que contribui com a retirada de pneus usados do meio ambiente, o asfalto nesse formato traz maior agilidade e segurança para o motorista.

O material resfria mais rapidamente, liberando o tráfego em menos tempo. Também reduz o risco de aquaplanagem e melhora a frenagem e aderência dos veículos, em comparação ao asfalto convencional. A solução traz economia para a gestão municipal, já que o desgaste do asfalto de borracha é até seis vezes mais lento do que o convencional.

“Essas ações reforçam o compromisso da gestão municipal em trabalhar pela sustentabilidade, sempre aliada ao bem-estar da população. Além de serem práticas sustentáveis, trazem mais conforto e segurança para os maringaenses”, afirma o secretário de Infraestrutura, Coronel Carlos Henrique Cardozo.

GESTÃO INTELIGENTE

A gestão municipal também investe em inovações tecnológicas para melhorar a produtividade e atuar com sustentabilidade. “Além de levar mais benefícios à população, temos foco na organização dos nossos serviços, para que sejam executados de forma inteligente e sustentável, reduzindo custos e danos ambientais”, afirma Carlos Henrique Cardozo.

Neste sentido, a Secretaria de Infraestrutura trabalha com duas ações inovadoras: o Rodoled, um equipamento para equalização de calibragem dos pneus da frota de veículos, e o Eco Torque, para diminuir o consumo de combustíveis e emissão de gases poluentes em veículos de grande porte.