Intersolar Summit Brasil Nordeste 2022 debate energia solar e hidrogênio verde

28/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela FotoVolt

Evento no Centro de Eventos, em Fortaleza, teve quase 3000 participantes, 30 palestrantes e 50 empresas expositoras

O congresso Intersolar Summit Brasil Nordeste encerrou-se nesta quinta-feira, em Fortaleza. Foram dois dias de palestras, debates e exposições, que levaram quase 3000 participantes ao Centro de Eventos do Ceará. Os principais temas abordados foram a fonte solar fotovoltaica e o hidrogênio verde, que promovem a diversificação da matriz energética e são apontados como o futuro do setor elétrico nacional.

O Ceará foi destaque em vários painéis. O estado possui atualmente 21 parques fotovoltaicos em operação e 74 projetos em andamento, que representam investimento de cerca de R$ 15 bilhões, além de grande potencial de produção de hidrogênio verde, tendo já assinados vários acordos com empresas para produção do chamado “combustível do futuro”, e também com o porto de Rotterdam, para exportação a partir do Complexo do Pecém. “O hidrogênio verde tem enorme importância como mecanismo de expansão, diversificação e agregação de valor da indústria eólica e solar no Ceará e no Brasil. A gente tem um potencial, entre eólica e solar, de geração de quase 1000 GW e atualmente ocupamos apenas 3 GW, ou seja 0,3%. Então precisamos dar um salto no aproveitamento desse potencial”, declarou no evento o Diretor de Infraestrutura da Adece – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Expedito Parente Jr.

O futuro do setor elétrico, o Plano Decenal de Energia e a fonte Solar, o novo marco legal da geração distribuída e o armazenamento de energia na transição energética, entre outros temas, também foram objetos de painéis específicos no Intersolar Summit Brasil Nordeste 2022, que reuniu grandes nomes do setor elétrico nacional e palestrantes internacionais. No total, mais de 300 congressistas assistiram as discussões, que abordaram aspectos tecnológicos, econômicos, políticos, legais e regulatórios. Da exposição paralela de produtos e serviços para energia solar fotovoltaica participaram cerca de 50 empresas do Brasil e do exterior.

O evento teve realização da Aranda Eventos & Congressos, Solar Promotion International e Freiburg Management and Marketing International. Essas mesmas parceiras estão à frente da Intersolar South America 2022, que será realizada em 23 a 25 de agosto próximo em São Paulo e é o maior evento do setor solar fotovoltaico da América Latina. Já com mais de 95% do espaço de exposição comercializado, o evento deve atrair 25 mil pessoas. Mais informação em www.intersolar.net.br.