Intersolar Summit Brasil Nordeste: Tendências da energia solar, hidrogênio verde e armazenamento de energia são destaques no primeiro dia do evento

12/04/24 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Greyce Matias

Fortaleza, 10 de abril de 2024, 4ª edição da Intersolar Summit Nordeste inicia com importantes discussões sobre o setor. Feira e minicursos também chamam atenção do público. O evento prossegue no dia 11 de abril de 2024 no Centro de Eventos do Ceará.

O primeiro dia do Intersolar Summit Brasil Nordeste trouxe discussões relevantes para o setor de energia solar fotovoltaica. Além do congresso, houve realização de minicursos e da feira com mais de 100 expositores. A organização é da Aranda Eventos & Congressos, em colaboração com a Solar Promotion International GmbH da Alemanha.

Já na abertura, Dr. Florian Wessendorf, diretor geral da Solar Promotion International GmbH, destacou a jornada da transição energética. “Estamos aqui para discutir o futuro da sociedade como um todo. Nossa missão é proporcionar oportunidades para expandir a geração solar fotovoltaica no Nordeste do Brasil”. Por sua vez, Celso Mendes, consultor da Aranda Editora, ressaltou a relevância do Ceará para o evento, destacando o crescimento ao longo dos anos.

Em sua saudação, Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), ressaltou o avanço da fonte no país, bem como as discussões com o setor e entes governamentais para que o ambiente de negócios e da transição energética siga avançando. O consultor de energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Jurandir Picanço, ressaltou o potencial da região para a produção do hidrogênio verde e defendeu um projeto de país ancorado na transição energética.

Para Markus Vlasits, consultor do congresso e diretor da NewCharge, a operação de sistema elétrico com a participação crescente de fontes renováveis não-renováveis, como a solar, exige abre questões sobre como utilizar o armazenamento para agregar valor. Representando o governo do Ceará, Joaquim Rolim, secretário-executivo da Indústria da SDE, ressaltou a importância do Intersolar Summit Brasil Nordeste como vetor para indução de negócios e discussões estratégicas sobre o setor. “Nós temos tratado o setor de renováveis como estratégico para o estado e buscamos viabilizar cada vez mais negócios que impulsionem a transição energética”, ressaltou.

Feira

Com 100 expositores, a feira ganhou destaque na atual edição, ampliando seu tamanho para mais de 5000 metros quadrados. Grandes players do ecossistema de energia solar marcaram presença no espaço, voltado para concretização de negócios, apresentação de inovações do setor e troca de contatos.

Painéis

No primeiro painel, Evolução da geração distribuída na região Nordeste , o presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia), Luis Carlos Gadelha, destacou o trabalho da entidade para trabalhar de maneira integrada todas as matrizes e ressaltou a importância de uma estratégia governamental centralizada para explorar o potencial do setor de maneira mais assertiva. De volta ao palco, Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, defendeu o diálogo com os poderes públicos federal, estadual e municipal para acelerar o crescimento da geração distribuída. Além disso, ele defendeu um aumento das facilidades de acesso a crédito para financiar empreendimentos.

Os Avanços da geração centralizada foram tema do segundo painel do evento. Márcio Trannin, diretor geral América do Sul da Sunco Capital, destacou o ambiente atual no Brasil, com potencialidades e possibilidades de investimento. Já Filipe Souza, gerente de desenvolvimento de projetos da Kroma Energia, ressaltou que a queda do CAPEX é um dos fatores que ajudou a viabilizar grandes projetos, com destaque para a queda nos preços de inversores e trackers. Finalizando o painel, Mateus Kleming, gerente de Projetos de Hidrogênio Verde da Casa dos Ventos, falou do projeto de hidrogênio verde da companhia no Complexo do Pecém. Encerrando o primeiro dia de congresso, a discussão sobre Perspectivas do sistema elétrico com elevada participação de energias terá participação de Markus Vlasits, diretor da Newcharge, Tiago de Barros, CEO da RegE Consultoria, e Jonas Becker, diretor-presidente da E1 Energia.

Minicursos

O primeiro dia teve também três minicursos: Dimensionamento de sistemas de armazenamento de energia e Otimização de operação usando IA, ministrado pela Dra.Camila Gehrke; Energia Fotovoltaica para Produção de Hidrogênio Verde, com conteúdo apresentado pelo Dr. Domenico Sgró; e A influência da sobreirradiância nas Usinas Fotovoltaicas: problemas e soluções, ministrado por João Cunha, diretor da Mi Omega.

Segundo dia

Depois do sucesso do primeiro dia, os profissionais visitantes estão com as expectativas altas para o segundo dia do evento. O congresso iniciará suas discussões com o painel Hidrogênio no NE: tecnologia, políticas públicas e cadeia de valor , que contará com Joaquim Rolim, Secretário Executivo da Indústria da SDE, e Jurandir Picanço, consultor de energia da FIEC. Por sua vez, os Avanços no armazenamento de energia serão debatidos por Ricardo Estefano, Chefe de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias da WEG, Aldhir Alves, Engenheiro de Vendas do Grupo Moura, e Breno Machado, diretor comercial da UCB Power.

A última discussão trará para o centro do debate a Mobilidade elétrica – perspectivas de mercado e oportunidades de negócios , tendo como painelistas Rafael Cunha, COO da movE | Eletromobilidade, Cesare Quinteiro, CEO da movE | Eletromobilidade, Delfina Pontes, Superintendente de Smart Solutions da Neoenergia, e Nivton Rocha, CEO da GPM Soluções e Sistemas.

O Intersolar Summit Brasil Nordeste conta com o apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), NewCharge, Sindienergia – CE, Clean Energy Latin America (CELA), Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (MESol), Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADECE), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Instituto Cadeia do Zinco (ICZ) e Litro de luz. O evento tem como parceiros o Movimento Solar Livre, Centro de Cooperação e Informação Brasil – Alemanha no Ceará- (CCIBAC) e Embrappi-CEAR/UFPB. Os parceiros de mídia são Canal Solar, Fotovolt, Eletricidade Moderna e Busca Solar.

Intersolar Summit Brasil Nordeste – O principal evento do setor solar brasileiro potencializando os negócios FV no Nordeste– será realizado no Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza, CE, de 10 a 11 de abril de 2024, enfocando as áreas de fotovoltaica, produção FV e tecnologias termossolares, bem como hidrogênio verde.

O Nordeste brasileiro é o grande destaque no setor de energias renováveis, com excelentes condições para a geração de energia renovável solar e eólica, além de uma infraestrutura de logística ideal para a produção de hidrogênio verde. Outro grande ativo do Nordeste é o compromisso do estado do Ceará em juntar a universidade, o governo e a indústria no esforço de fortalecer as energias renováveis.

O evento terá palestras e mesas redondas com a presença de autoridades e especialistas convidados, possibilitando interações e debates com o público.

A missão do Summit é trazer informações aprofundadas, permitir oportunidades de contatos de alto nível, expandir o uso de tecnologias FV a níveis regional e nacional, fortalecer o setor FV brasileiro e demonstrar o potencial do hidrogênio verde produzido com energia solar no nordeste brasileiro.

Em 2023, o Intersolar Summit Brasil Nordeste recebeu mais de 5.000 visitantes e um público de mais de 300 pessoas participou no congresso. Mais de 90 empresas exibiram seus produtos.

Com eventos em quatro continentes, a Intersolar é o principal ciclo de feiras e congressos do mundo para o setor solar.

Organizadores: O Intersolar Summit Brasil Nordeste é organizado pela Aranda Eventos & Congressos Ltda, de São Paulo, e tem como co-organizadores a Solar Promotion International GmbH, de Pforzheim, e a Freiburg Management and Marketing International GmbH.