Inversor solar, o que é e pra que serve?

28/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Farol Energia do Brasil

O inversor fotovoltaico, item indispensável no sistema de energia solar , é um conversor elétrico, cuja função é transformar a energia produzida pelos módulos solares de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), com a finalidade de possibilitar a sua utilização em aparelhos elétricos.

Inversor solar on grid x inversor solar off grid

Existem dois tipos de inversores solares, diferenciando-se entre a capacidade de armazenar energia nas baterias e de interagir com a rede de alimentação pública.

Inversor solar on-grid

O inversor solar on-grid é o modelo mais comum de ser utilizado. Este equipamento segue a função de conectar um sistema fotovoltaico on-grid às redes de residências ou empresas, e atua injetando energia na rede elétrica do empreendimento.

Esse tipo de inversor solar é construído com o intuito de promover interação com o sinal senoidal da corrente alternada presente na rede e foi desenvolvido para operar especificamente com a rede, comportando-se como unidade de controle do sistema fotovoltaico on-grid.

O inversor on-grid foi desenvolvido para funcionar juntamente com a rede pública. Assim sendo, o equipamento não funciona como inversor autônomo, ou seja, não é possível utilizá-lo em um sistema sem conexão com a rede (isolado) uma vez que o equipamento precisa se desligar na ausência de energia na rede pública para evitar riscos durante uma manutenção, por exemplo.

Inversor solar off-grid

Esse tipo de inversor fotovoltaico é utilizado em sistemas fotovoltaicos isolados, desconectados da rede elétrica, mais conhecidos como “sistemas off-grid”, justamente pela capacidade de fornecer energia às cargas quando não há rede pública disponível, dependendo somente do banco de baterias e da energia dos painéis

O inversor off-grid apresenta pode fornecer energia diretamente para as cargas, retirando energia diretamente de um banco de baterias ou diretamente de painéis solares. Diante disso, um sinal elétrico de corrente alternada (CA) é produzido, fornecendo a potência elétrica aos aparelhos consumidores.

Devido à falta de interação com o sinal de corrente alternada presente na rede, estes inversores não podem ser aplicados em sistemas on-grid (conectados à rede). O equipamento não foi projetado para operar em paralelo à rede pública, portanto, não apresentará bons resultados.