ISA CTEEP implanta primeiro grande armazenamento de energia do Brasil

31/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela FotoVolt

Sistema de baterias de 30 MW será instalado junto à subestação de Registro, no Litoral Sul Paulista

Um consórcio formado pela You.On Energia, especializada em sistemas de armazenamento de energia em baterias, e a TS Infraetrutura, do segmento de obras de engenharia e infraestrutura, assinou recentemente com a transmissora de energia ISA CTEEP contrato para fornecimento e instalação do primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala no Brasil, para suporte de capacidade à rede. O investimento, autorizado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, é de cerca de R$ 146 milhões e a previsão de entrega da obra é novembro de 2022. A Receita Anual Permitida (RAP) devido à implantação do empreendimento será de aproximadamente R$ 27 milhões, informou a ISA CTEEP.

O sistema será implantado na subestação Registro da transmissora, no Litoral Sul de São Paulo, e é considerado um passo importante para embasar a criação de regulação para inserção de sistemas de armazenamento de energia na matriz energética brasileira. Além de utilizados em várias aplicações para alívio de pontos de congestão das redes de transmissão e distribuição de energia e em serviços ancilares como regulação de tensão e frequência, os sistemas de armazenamento também são úteis para “firmar” a energia de fontes intermitentes conectadas à rede, como a solar fotovoltaica e a eólica, facilitando sua integração ao sistema elétrico.

As baterias de lítio serão instaladas em uma área de aproximadamente 4 mil m², com porte equivalente acerca de 30 contêineres, e terão 30 MW de potência instalada e 60 MWh de capacidade. O escopo inclui ainda inversores, transformadores (da TSEA Energia, empresa do mesmo grupo da TS Infraestrutura), softwares de gestão de energia e sistemas de automação, proteção e controle. O objetivo do investimento é suportar o incremento sazonal da demanda do Litoral Sul Paulista, especialmente no verão, beneficiando mais de dois milhões de pessoas. O sistema de armazenamento de energia atuará nos picos de consumo, assegurando a entrega de 30 MW por até duas horas, reforçando o atendimento nos períodos de alta demanda característicos das férias e festas de final de ano. A solução também é modular, o que assegura portabilidade ? é possível sua realocação para outros pontos do País com problemas de segurança energética (disponibilidade, qualidade e estabilidade de energia).

O uso de baterias no setor elétrico nacional está em desenvolvimento desde 2016, quando a Aneel lançou a Chamada Pública 021/2016, na qual foram selecionados 23 projetos de Pesquisa & Desenvolvimento que contemplavam tecnologias de armazenamento de energia, como as baterias. A ISA CTEEP, em parceria com a USP – Universidade de São Paulo, estudou a viabilidade de aplicação dessa solução na transmissão de energia antes de apresentar o projeto da subestação Registro aos órgãos de planejamento do sistema de transmissão e ao regulador, sendo considerado o primeiro e único caso concreto de aplicação.