Jovem de 24 anos cria carro movido a energia solar feito de bambu, lixo e sucata em Serra Leoa

30/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Razões para Acreditar

Segundo um estudo solicitado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a grande maioria dos residentes de Freetown, a capital e maior cidade de Serra Leoa, nação de 8 milhões de habitantes no oeste africano, estão sendo expostos à poluição extrema.

Isso porque muitas famílias usam carvão ou madeira como fonte de combustível para cozinhar, e isso está aumentando a quantidade de dióxido de carbono produzida nas cidades.

O transporte é outro grande problema: especialistas pedem transporte renovável para garantir um ar mais limpo para os cidadãos. É com esse cenário que um estudante universitário de 24 anos decidiu construir um carro movido a energia solar feito de bambu, lixo e sucata.

Emmanuel Alieu Mansaray, um inventor e engenheiro autodidata da Serra Leoa, demorou três anos para construir o carro – que agora usa para dirigir pela cidade.

Apelidado de ‘Carro Imaginação’, o veículo pode atingir velocidades de até 15 km por hora. O objetivo de Mansaray é cumprir a meta 7 dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da ONU, que fala sobre energia limpa.

“Ter um carro solar como o meu, para transporte, tornará a atmosfera mais limpa, reduzindo assim o risco de emissões de gases perigosos que levaram à morte de milhares de pessoas em todo o mundo”, disse ele em uma entrevista.

Mansaray é aluno do “Fourah Bay College”, da Universidade de Serra Leoa, onde cursa bacharelado em Geologia. Ele começou a desenvolver suas habilidades de inovação em 2018, quando construiu o primeiro triciclo movido a energia solar de Serra Leoa.

“Durante os meus anos na escola primária, eu costumava recolher latinhas que usava para fazer diferentes tipos de carros. Eu também costumava coletar baterias no lixo e convertê-las para fornecer eletricidade”, explicou o rapaz.

Agora, seu ‘Carro Imaginação’, que é projetado usando as cores características do país (verde, branco e azul), fez de Mansaray uma estrela em sua comunidade.

O carro ecológico não usa nenhum combustível fóssil, para nada, apenas energia solar. O chassi foi construído com bambus. Na parte superior, há um grande painel solar que alimenta o motor e também atua como sua capota.

Por fim, o veículo vem com um motor feito pelo próprio inventor com 3 marchas acopladas a ele, para movimento dianteiro e traseiro.

Muita gente ficou maravilhada com o sistema de freios do ‘Imaginação’, que é bastante eficiente, além dos 4 faróis e buzina, bem característica por sinal.

Mansaray explica que ele opera convertendo a luz solar em energia elétrica usando células fotovoltaicas. Assim, não produz emissões nocivas ou perigosas.

De quebra, o carro também é bastante acessível para pessoas com deficiência física.

“Algumas pessoas com deficiência têm carros que não podem dirigir, a menos que paguem pessoas para dirigi-los porque seus pés não alcançam a embreagem, o freio e o acelerador, o que é um desafio. Mas para o meu carro movido a energia solar, todos os recursos estão instalados próximo ao volante; incluindo a embreagem, freio e acelerador, e todos os outros recursos necessários. Com tudo isso, qualquer pessoa com deficiência pode dirigir sem maiores problemas”, garantiu.

Sempre otimista e animado, Mansaray disse que pretende criar mais invenções incríveis que resolvam problemas urgentes que afetam o meio ambiente e seu país.

No entanto, esbarra em obstáculos, como a falta de financiamento, matéria-prima, patrocínio e orientação científica. “[…] Alguns tentam matar meus sonhos, mas eu resisto”, disse.

A longo prazo, o jovem estudante tem por objetivo priorizar a solução de problemas crônicos que Serra Leoa enfrenta. “Meu objetivo e sonho é trabalhar pelo meu país, ter uma carreira de sucesso e ajudar a desenvolver meu país, sempre”, concluiu.

Assista ao vídeo:

Veja também:

Fonte: Euro News

Fotos: Face2Face Africa

(Foto: )

(Foto: )

(Foto: )

(Foto: )

(Foto: )

(Foto: )

(Foto: )

(Foto: )

(Foto: )