Justiça do Trabalho do Ceará inaugura sua primeira usina fotovoltaica

18/01/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo INVESTECE

Solenidade de inauguração da primeira usina fotovoltaica da Justiça do Trabalho cearense ocorre na Região do Cariri, no dia 21 de janeiro (sexta-feira), às 17h. O equipamento traz energia limpa para suprir o Fórum Desembargador do Trabalho Paulo da Silva Porto, que compreende três unidades judiciais em Juazeiro do Norte, e beneficia mais seis fóruns trabalhistas no Estado. A obra, que é iniciativa da gestão da presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, é assinada pelos engenheiros do Regional.

Projetos de energia solar têm ganhado cada vez mais espaço no mundo por representarem uma solução sustentável, renovável e com redução de custos. Usina solar trata-se de uma grande central geradora elétrica que utiliza placas fotovoltaicas ou outras tecnologias para transformar a luz do sol em eletricidade e enviá-la aos centros urbanos por meio de linhas de transmissão.

A usina fotovoltaica do Cariri é composta por 500 painéis solares e foi instalada num terreno que estava sem uso nas proximidades do Fórum. O complexo solar pode operar com capacidade máxima de 200 quilowatts (kw). Sua produção anual chega a 321 mil kw/hora, suficiente para suprir a necessidade de energia de 180 residências de médio padrão.

O parque solar vai representar economia anual aos cofres públicos estimada em 200 mil reais. A previsão é que o retorno do investimento se dê em quatro anos. Importante contribuição ao meio-ambiente ocorre pela redução de 30 toneladas de dióxido de carbono (CO2) ao ano, equivalente à compensação de captura de gás carbônico anual de 2.000 árvores.

O projeto básico da usina foi implementado pelos engenheiros do TRT/CE André Luiz Firmino Gonzaga e Rafael Martins Gomes Nascimento, enquanto a fiscalização da obra coube ao engenheiro Paulo Brasileiro Pires Freire. A ordem de serviço foi assinada em agosto do ano passado e as obras se iniciaram efetivamente no mês de novembro de 2021.