Licitações abrem espaço para investimentos em energia solar no País

24/05/21 | São Paulo

Reportagem publicada no InfoSolar

Órgãos e entidades nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste têm projetos para serviços de eficiência energética, autoprodução de energia e iluminação pública

O setor solar fotovoltaico brasileiro apresenta oportunidades de negócios por meio de licitações no mês de maio e junho. Fornecedores e prestadores de serviços poderão participar de processos concorrenciais nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste nas próximas semanas.

O Ministério Público do Estado do Acre busca contratação de empresa especializada para a conclusão da construção da unidade administrativa no município de Senador Guiomard, que para sua finalização necessita, entre outros serviços, de sistemas de microgeração de energia solar fotovoltaica on-grid. O prazo de abertura das propostas é 28 de maio.

No Piauí, a Prefeitura Municipal de Pimenteiras tem contratação de empresa para prestação de serviços de instalação de usina/sistema de geração de energia solar fotovoltaica on-grid, compreendendo a elaboração do projeto, a aprovação junto a concessionária de energia local, o fornecimento de todos os equipamentos e materiais, a instalação e a efetivação do acesso à rede, com o objetivo de atender as demandas das secretarias de educação, saúde e administração do município. O prazo de abertura das propostas é 28 de maio.

No Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Santa Rosa tem credenciamento de pessoas jurídicas, do tipo empresas de serviços de conservação de energia, para fins de elaboração de projeto de eficientização da iluminação pública ou geração de energia elétrica através de fontes renováveis, destinado ao programa de eficiência energética da CPFL Energia. O prazo de abertura das propostas é 7 de junho.

Em Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Conselheiro Pena registra preços para eventual aquisição de materiais elétricos para conexão dos sistemas das usinas solares do município. O prazo de abertura das propostas é 1 de junho.

A Seção Judiciária em São Paulo da Justiça Federal tem processo de contratação de empresa para fornecimento e instalação de sistema de microgeração de energia solar fotovoltaica on-grid de 36 kWp no edifício do Fórum Federal de Assis. O prazo de abertura das propostas é 31 de maio.

O órgão também busca contratação de empresa para fornecimento e instalação de sistema de microgeração de energia solar fotovoltaica on-grid de 72 kWp no edifício do Fórum Federal de Presidente Prudente. O prazo de abertura das propostas é 2 de junho.