Licitações em MG, PE e RS oferecem oportunidades no mercado de energia solar fotovoltaica

28/10/20 | São Paulo

Reportagem publicada no Portal Solar 

Confira abaixo relação das novas concorrências públicas para projetos no setor

O mercado de energia solar fotovoltaica oferece oportunidades para fornecedores e prestadores de serviço por meio de licitações em Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Setor apresenta crescimento apesar dos impactos econômicos da pandemia de COVID-19 ao longo do ano.

Em Belo Horizonte (MG), a Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa tem processo de aquisição de materiais e/ou serviços para realização do curso de formação inicial e continuada de instalador de sistemas fotovoltaicos. O prazo de abertura das propostas é 19 de outubro.

Em Muriaé, também em Minas Gerais, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (CISLESTE) tem licitação para contratação de empresa especializada para instalação de usina/sistema de geração de energia solar fotovoltaica, conforme projeto aprovado junto a concessionaria Energisa, incluindo todos os equipamentos e materiais, bem como toda mão de obra de instalação para funcionamento do referido sistema, conforme projeto básico na sede do órgão. O prazo de abertura das propostas é 29 de outubro.

Ainda em Minas Gerais, no município de Pouso Alegre, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) está contratando empresa especializada em construção civil para a execução de serviços de engenharia com fornecimento de mão de obra e materiais, para reforma de ambientes e infraestrutura básica com adequação necessária e ampliação das estruturas de suporte de usinas de geração fotovoltaicas e coberturas de estacionamento da reitoria. O prazo de abertura das propostas é 9 de novembro.

Em Recife (Pernambuco), a Companhia Hidro Elétrica de São Francisco (CHESF), abriu chamada pública para recebimento de proposta(s) de projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação intitulada “expansão da exploração da energia solar em reservatórios de hidrelétricas em distintas condições ambientais e tecnológicas”. O prazo de abertura das propostas não foi informado.

Em Santa Maria (RS), a Universidade Federal de Santa Maria tem processo de registro de preços para aquisição e instalação de sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica destinado ao Colégio Técnico Industrial (CTISM/UFSM). O prazo de abertura das propostas é 30 de outubro.