27/10/23 | São Paulo
Reportagem publicada em PV Magazine
Luzer Oliveira, da Connectoway Solar, assume a posição para contribuir com o trabalho da entidade em prol da fonte solar fotovoltaica, armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde na região. O estado ultrapassou recentemente a marca 1,2 GW em potência instada da energia solar.
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) amplia a atuação no território brasileiro com o anúncio da nomeação de Luzer Oliveira, head da Connectoway Solar, como coordenador da entidade no estado de Pernambuco.
A proposta da Absolar é reforçar a colaboração regional no desenvolvimento de políticas públicas, programas e incentivos na área de energia solar, incluindo tecnologias sinérgicas de armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde, no sentido de promover o crescimento econômico e sustentável nos estados e, ao mesmo tempo, ampliar o mercado fotovoltaico de forma pulverizada no país.
Segundo dados da Absolar, a fonte solar, tanto das grandes usinas centralizadas quanto dos pequenos sistemas em telhados e terrenos, já proporcionou a Pernambuco a atração de mais de R$ 6 bilhões em investimentos, geração de mais de 37 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos.
O estado ultrapassou recentemente a marca 1,2 GW em potência instada da energia solar nas grandes usinas e na geração própria das residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Somente na geração própria de energia solar, Pernambuco possui mais de 67 mil conexões operacionais solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Atualmente são mais de 116 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. O estado possui 726 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Para Luzer Oliveira, coordenador estadual da Absolar em Pernambuco, o estado possui um enorme potencial de desenvolvimento social, econômico e ambiental a partir da fonte solar e tecnologias sinérgicas. “Com a implementação de boas políticas públicas e incentivos, o estado pode, em pouco tempo, assumir posição cada vez maior de liderança no País, com mais geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.
A Absolar possui, ao todo, 12 representantes estaduais no País, no Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo o presidente executivo da entidade, Rodrigo Sauaia, a entrada de Luzer Oliveira na coordenação estadual em Pernambuco é motivo de grande satisfação e representa um importante avanço nos trabalhos desenvolvidos na região.
“Por ser um profissional de grande experiência no setor, Luzer Oliveira trará toda a sua expertise para ampliar o relacionamento local e a articulação com as autoridades e empreendedores da região”, diz Sauaia.