09/11/20 | São Paulo
A maior usina de energia solar do mundo será construída na Austrália, como parte de um grande projeto renovável. No entanto, a energia gerada não será aproveitada pelo próprio país — ela será transportada para além do mar por meio de cabos.
A construção solar será tão grande que poderá ser vista até do espaço. O projeto terá cerca de 10 GW de potência instalada, numa área de 15 mil hectares, correspondente a quase 20 mil campos de futebol. A instalação ficará no norte do país e terá custo de AUD$ 20 bilhões.
Apesar de todo o investimento, a energia terá outro destino que não a própria Austrália. O projeto também conta com a construção do maior cabo submerso do mundo, de 4.500 quilômetros, que exportará eletricidade direto para Cingapura, por meio de uma rede de corrente contínua de alta tensão (HVDC).
Além disso, para que todo o sistema funcione, a empresa de energia de Cingapura deverá também construir a maior bateria do mundo, localizada em Darwin. A energia irá abastecer Darwin e terá como fim Cingapura, por meio do cabo submarino. Espera-se então que o projeto possa fornecer energia para mais de um milhão de pessoas — cerca de 20% da população do país.
O ministro-chefe do norte da Austrália, Michael Gunner, já deu o seu apoio ao projeto. De acordo com ele, não há lugar melhor no mundo para liderar a revolução renovável.
A construção está prevista para começar em 2023, com a geração de energia prevista para 2026. Se o projeto der certo, pode enfim demonstrar o compartilhamento internacional de energias renováveis, para além de até oceanos. É, inclusive, uma maneira de aumentar o poder competitivo delas, para que possam entrar mais ainda no mercado.
Seria o futuro?
A energia solar, associada à energia fotovoltaica, é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte de energia. A luz do sol, captada por painéis solares, pode gerar corrente elétrica para utilização em residências, comércios e indústrias. Essa energia tem a vantagem de ser limpa e renovável, proveniente de uma fonte considerada inesgotável para nós.
Hoje o estudo na área de energia está bem intenso devido à crescente diligência por um futuro mais sustentável e focado em energias renováveis e alternativas. Portanto, a exigência do desenvolvimento tecnológico mantendo o compromisso com as gerações futuras é imprescindível e inevitável.
Nesse cenário, energias renováveis como a solar têm ganhado destaque, se tornando mais competitivas. A energia solar representa assim uma das três formas de energia renovável emergentes no mercado, em conjunto com a energia eólica e a biomassa.
Fonte: SoCientífica