Maior telhado solar coletivo do mundo é inaugurado na Holanda e é da Nissan

01/04/21 | São Paulo

Reportagem publicada em Engenharia É

A Nissan Motor Parts Center deu inicio ao funcionamento do maior telhado solar coletivo dos Países Baixos, localizado em um galpão da empresa em Amsterdã, na Holanda. O projeto é um resultado da primeira colaboração entre os moradores da região e a montadora nipônica e está sendo financiado via crowdfunding.

O teto solar consiste em quase nove mil painéis fotovoltaicos e produz energia renovável o suficiente para abastecer 900 residências por ano. A ação também irá amenizar significativamente a produção de CO2 do galpão. Estima-se que o projeto irá conseguir reduzir até 1,2 mil toneladas de CO2 a cada ano.

Com capacidade para produzir cerca de 70% de toda energia necessária por ano do Nissan Motor Parts Center, a instalação do telhado solar representa um marco histórico da montadora japonesa, que deseja fazer com que sua operação pela Europa seja mais verde. Além do mais, a energia excedente será direcionada para a rede de energia nacional do país.

“A Nissan está comprometida em reduzir o impacto ambiental de nossas instalações pela Europa e nós estamos encantados que poderemos confirmar o funcionamento do telhado solar no nosso centro de peças em Amsterdã”, afirmou Francisco Carranza, diretor geral da Nissan Energy.

“Amsterdã é uma das cidades mais avançadas na Europa e nós estamos animados em poder ajudar a cidade a ficar mais limpa e eficiente em seu uso de espaço, energia e recursos, além de fazer com que nossas operações sejam mais sustentáveis”, comentou Koen Maes, diretor geral da Nissan Benelux.