Marcelo Bandeira solicita implantação de sistema de energia solar no mercado público de Guarabira

05/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal 25 Horas/PA

A Câmara Municipal de Guarabira aprovou em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (5), requerimento de iniciativa do gabinete do vereador Marcelo Bandeira Ferraz (PDT), solicitando do prefeito Marcus Diôgo (PSDB) que adote medidas administrativas no sentido de instalar sistema de captação de energia solar no mercado público do município, objetivando beneficiar os feirantes que necessitam de utilizar energia em seus estabelecimentos comerciais.

– Requer ao Prefeito do Município de Guarabira a viabilização de implantação de placas fotovoltaicas no Mercado Público Municipal, utilizando a energia solar como fonte de energia alternativa, dando assim melhores condições de trabalho aos que ali trabalham.

De acordo com o parlamentar, a prefeitura tem todas as condições de instalar placas fotovoltaicas no mercado para gerar energia solar, a chamada energia limpa, visto que a energia elétrica fornecida pela concessionária tem sido uma vilã, elevando a carga orçamentária dos comerciantes e das famílias brasileiras.

Conceito

A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável que funciona utilizando a luz solar como fonte de energia e pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.

A energia solar é sustentável porque sua matéria prima é originada da natureza, ou seja, a captação de energia elétrica é feita pela luz do sol. Desta forma, os recursos naturais podem ser usados de forma abundante e renovável, não afetando o meio ambiente, além da economia que sua utilização gera para o consumidor.