Marconi lança programa que incentiva geração de energia solar em Goiás

17/02/17 | São Paulo

A Redação
Secretário Vilmar Rocha coordena projeto 
(Foto: Governo de Goiás)

O governador Marconi Perillo e o secretário Vilmar Rocha, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Secima), lançaram nesta quinta-feira (16/2) o Programa Goiás Solar, que incentiva o consumo e geração de energia solar em Goiás.

A solenidade foi realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Transformar o Estado em referência nacional no consumo e geração de energia solar é o grande objetivo do "Goiás Solar".

O programa faz parte do esforço do Governo para a elaboração de políticas públicas e adoção de medidas promotoras do desenvolvimento da energia solar em Goiás, valorizando os recursos naturais estratégicos para o crescimento da economia goiana, o desenvolvimento de novos negócios, geração de empregos e o uso de energias renováveis.

Entre as principais ações do Goiás Solar estão a isenção de ICMS para micro e pequenos geradores e consumidores de energia solar, a ampliação e a criação de linhas de crédito exclusivas para financiamento (como o FCO Sol e Goiás Fomento), a simplificação do licenciamento ambiental para instalação de usinas solares, o uso de placas solares nas casas dos programas habitacionais do Estado, o uso de energia solar em prédios públicos e o estímulo à vinda e criação de novos empreendimentos para o Estado.

 "O dia de hoje marca um trabalho que está sendo realizado há anos. A Absolar e o Governo de Goiás têm trabalhado juntos na busca do desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica aqui na região", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, no lançamento do programa.