Meio Ambiente apresenta projeto da Pirâmide Solar

28/09/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Jornale

Projeto vai produzir energia no Bairro do Caximba

Empresários do setor de energia fotovoltaica de todo país poderão conhecer melhor a futura Pirâmide Solar do Caximba em uma reunião pública na próxima quinta-feira (30/9), a partir das 14h30. A apresentação, via videoconferência, fica a cargo da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias. Veja mais detalhes e o link de acesso abaixo.

A intenção é esclarecer dúvidas a respeito do projeto, que é um dos pioneiros no país. “Além de transformar um passivo ambiental em uma usina de geração de energia limpa, a Pirâmide Solar do Caximba é uma das grandes apostas da cidade de Curitiba no enfrentamento das mudanças climáticas”, explica a secretária Marilza.

O edital, que deve ser relançado em breve, contempla a instalação de mais de dez mil painéis totalizando 4,55 Mwp, em um prazo de 12 meses. O projeto foi elaborado com a consultoria da Rede de Cidades C40, em acordo com as regras de Geração Distribuída da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segunda etapa

A Prefeitura está finalizando os procedimentos e em breve lançará a segunda etapa do edital, que prevê quatro sistemas fotovoltaicos que serão implantados nos telhados da Rodoferroviária e dos terminais de ônibus do Santa Cândida, Boqueirão e Pinheirinho.

Juntos, os sistemas terão capacidade instalada de 8,1MWp e devem suprir mais de 40% do consumo de energia dos próprios terminais municipais.

Mais energia

As iniciativas fazem parte do programa Curitiba Mais Energia, que visa popularizar o uso da energia limpa na cidade e já foi responsável pela implantação de painéis fotovoltaicos no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui, na Galeria 4 Estações do Jardim Botânico e pela CGH Nicolau Kluppel, que gera energia na queda d’água do Parque Barigui.

Participam do seu desenvolvimento a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Ippuc, a Urbs, a Secretaria Municipal de Finanças, a Secretaria de Planejamento e Administração, a Procuradoria Geral do Município e a Assessoria de Relações Internacionais.