Melo participa da COP26 e destaca projeto que promove eficiência energética nas escolas

09/11/21 | São Paulo

Reportagem publicada pela Prefeitura de Porto Alegre

O prefeito Sebastião Melo discursou, nesta terça-feira, 9, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), durante o painel Acelerando investimentos em infraestrutura de baixo carbono – lições aprendidas com o projeto da Agência Alemã de Cooperação Internacional, o Felicity. De forma on-line, Melo detalhou o projeto Luz do Saber, que consiste na instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar e na implantação de um sistema de eficiência energética em escolas da rede municipal de ensino. A COP26 ocorre até sexta-feira, 12, em Glasgow, na Escócia.

Firmado em parceria com o governo alemão, o projeto foi construído com a participação do Banco Europeu de Investimento, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), CEEE e secretarias da administração pública. Além de contribuir para uso eficiente de energia e mitigação das alterações climáticas, estima-se que o plano gere uma economia de cerca de R$ 3,4 milhões por ano para a prefeitura.

“Esta grande parceria firmada entre a prefeitura e governo alemão vai envolver diretamente alunos e a comunidade escolar no uso racional de energia. São ações práticas como esta que irão auxiliar na preservação do meio ambiente reduzindo os impactos climáticos. Cada vez mais, Porto Alegre caminha em busca da maior sustentabilidade” – Prefeito Sebastião Melo.

Placas fotovoltaicas – A proposta é que seja financiado 75% do projeto, o que representa cerca de R$ 25 milhões de investimento para a instalação de placas fotovoltaicas em 70 escolas e na implantação de um sistema de eficiência energética nas 98 instituições municipais de ensino. O projeto de lei foi protocolado, nesta segunda-feira, 8, na Câmara Municipal.

Além do prefeito, participaram do debate a presidente do BRDE, Leany Lemos, o vice-presidente do BEI, Ambroise Fayolle, o vice-diretor geral do BEI, Ambroise Fayolle, o vice- diretor geral do Ministério de Meio Ambiente da Alemanha (BMU), Norbert Gorissen, e a conselheira de Administração da Agência Alemã de Cooperação Internacional, Ingrid Hoven.

Acompanharam o prefeito durante o painel a secretária municipal de Educação, Janaina Audino; de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci; adjunto de Governança Local, Alexandre Borck, adjunto de Parcerias, Jorge Murgas, e diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann.

Carbono Zero – Em Glasgow, o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, confirmou que Porto Alegre passará a integrar a campanha chamada Race to Zero (Corrida ao Zero), campanha global entre cidades, empresas, grandes investidores e instituições de ensino superior.

Ao assinar o documento, a Capital se compromete a reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e zerar até 2050, somando-se ao esforço mundial de limitar o aquecimento global a 1,5° Celsius do Acordo de Paris. Bremm e a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da secretaria, Rovana Reale Bortolini, foram enviados para representar Porto Alegre na COP26.