Mercado fotovoltaico atrai público cada vez mais jovem, diz estudo

10/08/20 | São Paulo

Canal Solar 

Os sistemas fotovoltaicos estão sendo acessados por um público cada vez mais jovem. É o que aponta o novo estudo estratégico de GD (geração distribuída) realizado pela consultoria Greener.

De acordo com o levantamento, em 2017, aproximadamente 22% do público que adquiria sistemas solares possuía menos de 50 anos. Já no primeiro semestre de 2020, o número de clientes finais que optaram em investir em GD ultrapassou 55%.

“Tivemos uma redução de custos nos últimos anos e uma ampliação nas linhas de financiamento. Então, cada vez mais temos a participação do público jovem, que começa a olhar isso, olhar a geração distribuída como oportunidade de investimento. Ademais, temos um público que também valoriza muito a geração renovável sustentável e isso, consequentemente, contribui no interesse deles em sistemas fotovoltaicos”, explicou Márcio Takata, diretor da Greener.

A pesquisa ainda destacou um aumento na participação das classes menos favorecidas no acesso à geração distribuída, o que explica o processo natural e amadurecimento do setor, segundo a consultoria.

Para Takata, a queda nos preços para o cliente final é um fator importante para o aumento da acessibilidade dos sistemas fotovoltaicos. Ainda que baixa, a taxa de aquisição por titulares pertencentes a grupos sociais mais baixos vem crescendo nos últimos anos.

“Estamos analisando o perfil socio econômico de centenas de consumidores desde 2017 e percebemos que as classes mais favorecidas estão crescendo menos. Em contrapartida, acompanhamos esse padrão de aumento nas classes menos favorecidas”, comentou o executivo.

Perfil residencial

Além do perfil sócio econômico verificado, o levantamento mostrou que 74% das empresas integradoras do mercado solar afirmaram que os clientes residenciais foram os que mais demonstraram interesse em adquirir um sistema fotovoltaico no primeiro semestre de 2020.

Em segundo, aparece os comércios essenciais, como mercado e farmácias (40%), seguido das propriedade rurais (18%) e indústrias (8%).

Sobre o estudo

A Greener entrevistou mais de 2 mil empresas integradoras entre 21 de maio e 30 de junho, além de 410 usuários finais e 33 desenvolvedores de grandes usinas GD. A consultoria estima que existem 14.200 empresas integradoras no setor fotovoltaico.