Mercado global de créditos de carbono carece de aprimoramento de regras para deslanchar

23/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

A BNEF aponta que, alvo de críticas de investidores e da mídia, esse mercado falhou em crescer em 2022. Companhias compraram apenas 155 milhões de compensações, queda de 4% em relação a 2021, em razão de temores de risco reputacional com a compra de créditos de baixa qualidade.

A oferta de créditos cresceu apenas 2%, com 255 milhões de compensações criadas por projetos ao redor do mundo. A oferta de créditos de “desmatamento evitado” encolheu em um terço entre 2021 e 2022.

Algumas empresas foram acusadas de greenwashing por comprar compensações de projetos com impactos ambientais questionáveis. “O mercado atual, construído em grande  parte sobre transações bilaterais de créditos baratos, pode estar cavando a própria cova”, declarou o diretor de sustentabilidade da BNEF, Kyle Harrison.

“Os compradores precisam de mais transparência, definições de qualidade mais claras e acesso fácil a melhores produtos, ou o que aconteceu em 2022 seguirá se repetindo. Essas mudanças criariam demanda para projetos com maior impacto de descarbonização e com maior necessidade de investimento”, destacou Harrison.