Mercado livre puxa crescimento da geração de energia no Brasil

17/05/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Brasil Energia

Segmento responde por 83% do total de 45 GW das usinas previstas para início de operação até 2026, mostra Abraceel

Do total de 45 GW de energia elétrica centralizada que estão em fase de construção para entrar em operação até 2026, 83% estão sendo viabilizados pelo mercado livre, o que representa mais de R$ 150 bilhões de investimentos nos próximos cinco anos.

O dado faz parte de estudo da Abraceel, segundo o qual o mercado livre de energia, que responde por 34% do consumo de eletricidade do país, vem se firmando, segundo a entidade, como o principal indutor da expansão da oferta de energia elétrica no Brasil.

E não é só: do total dos projetos eólicos e solares financiados pelo BNDES entre 2018 e 2021, 49% foram suportados por comercializadoras.

As fontes de energia solar e eólica lideram a expansão da oferta de energia elétrica no país, com 82% da geração total em construção com previsão de entrar em operação até 2026. Nesse contexto, 97% da capacidade das usinas centralizadas fotovoltaicas em construção é destinada ao mercado livre. No caso das usinas eólicas, 86%.

O mercado livre também tem sido responsável por viabilizar 68% da oferta de geração elétrica a biomassa e 61% da geração de pequenas centrais hidrelétricas (PCH, até 30 MW) e centrais geradoras hidrelétricas (CGH, até 5 MW) com previsão de entrar em operação até 2026.

“No mercado livre, quem dá a diretriz é o consumidor, e o consumidor quer energia barata e renovável. No Brasil, a energia mais barata é a renovável”, resume Rodrigo Ferreira, presidente-executivo da Abraceel.