08/12/23 | São Paulo
Reportagem publicada pela Suzano TV
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, e os analistas da entidade Agmar Campos, Leonardo Mól e Marilene Villela apresentaram, na manhã desta quarta-feira (6/12), na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, iniciativas promovidas e apoiadas pela instituição com foco no desenvolvimento econômico sustentável.
Durante a apresentação, realizada no estande da CNI e do Sebrae Nacional na COP 28, Marcelo Silva destacou o alinhamento estratégico do Sebrae Minas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A agenda estabelecida pela Organização das Nações Unidas representa o grande compromisso global com a sustentabilidade e o Sebrae Minas está engajado em alcançar as metas desenhadas, para que todos tenhamos um futuro mais sustentável”, afirma Silva, que também preside a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).
Marcelo citou ainda algumas iniciativas do Sebrae Minas para minimizar os impactos ambientais de suas operações e de seus clientes. Uma delas é o programa Minas Solar , que apoia a inserção de pequenos negócios de Minas Gerais na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica.
Outra ação destacada durante foi o lançamento, em outubro deste ano, do primeiro café do mundo produzido em modelo sustentável de agricultura regenerativa, que permite recuperar naturalmente o solo e reduzir as emissões de CO2. A fazenda produtora, da Região do Cerrado Mineiro, participa do Educampo , uma plataforma que oferece assistência gerencial e tecnológica intensiva, para grupos de produtores da região.
“Além de apresentar nossas ações, viemos conhecer o que está sendo feito em outros países e que podemos aplicar para apoiar empreendedores e gestores públicos de Minas Gerais na adoção de boas práticas de sustentabilidade e descarbonização da economia,”, reforçou o presidente do Sebrae Minas.
Missão brasileira em Dubai
A equipe do Sebrae Minas integra a delegação brasileira na COP28, a maior já enviada pelo país para uma Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Entre os objetivos dessa participação em Dubai está a preparação da COP 30, que será realizada em Belém (PA), em 2025.