Minas Gerais lidera geração distribuída de energia solar

21/11/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Biomassa Bioenergia

A Copa do Mundo no Catar tem causado expectativas. É que o governo do país preparou uma estrutura sustentável especialmente para o evento: alguns estádios serão totalmente alimentados por energia solar!

O Education City, localizado em Doha, capital do país, é o maior de todos os estádios da copa. Ele terá refrigeração alimentada pela energia do sol, já que a previsão é que as temperaturas cheguem aos 40ºC no período do campeonato. O local tem área de 233 mil metros quadrados e espaço para 45.350 espectadores.

Outra medida sustentável do Catar para o torneio é a inauguração da primeira usina solar de grande porte. O empreendimento tem 800 megawatts (MW) de capacidade instalada e deverá abastecer 10% da demanda de eletricidade do país.

Zero carbono Com a promessa de ser a primeiro Mundial da Fifa neutro em emissões de carbono, o Catar iniciou a mudança no último mês para fornecer energia limpa a moradores do país e todos os visitantes.

Segundo Saad Sherida Al Kaabi, ministro de energia do Catar, “a usina de Al Kharsaah é uma das iniciativas estratégicas do país em desenvolver projetos que contribuam para a redução das emissões, de forma a reduzir cerca de 1 milhão de toneladas nas emissões anuais de dióxido de carbono”.

“A vila Al Kharsaah foi escolhida após extensivos estudos para identificar os locais com a melhor eficiência operacional possível, levando em conta também os impactos geológicos, ambientais e sociais para a construção desta estação”, completou Al Kaabi.

O plano é que a usina seja ampliada para gerar 5 GW até 2035.