07/12/21 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Cariri Ligado
Mais um passo para a sustentabilidade foi dado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (Campus Sumé) com a instalação de uma mini usina de energia solar que vai gerar eletricidade a partir de placas fotovoltaicas (painéis solares), o que irá refletir na diminuição do valor na conta de energia paga a operadora que fornece o serviço para o Centro.
Para a instalação, estão sendo aproveitadas as áreas cobertas de cinco prédios, sendo eles, as duas Centrais de Aulas e as três Centrais de Laboratórios. Foram instalados 5 inversores de 50kWp, que possuem capacidade de produzir 250kWh de energia elétrica.
“É mais um passo em prol da sustentabilidade. É o CDSA cada vez mais sustentável”, destacou o diretor do CDSA, professor Hugo Morais de Alcântara.
O projeto de geração de energia da UFCG terá usinas também no Campus de Sousa (CCJS) e no Campus sede, em Campina Grande.
Em alguns ambientes do Campus a iluminação já é feita com lâmpadas de LED, o que também contribui para a economia no consumo de energia.
Assimp CDSA/UFCG
O post Mini usina solar está sendo implantada no Campus Sumé da UFCG apareceu primeiro em Cariri Ligado.
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar
Políticas públicas para catalisar o desenvolvimento da energia solar no Brasil