MME e entidades alemãs abrem inscrições para programa de desenvolvimento do hidrogênio verde

15/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada em MegaWhat

O Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, a Aliança Brasil-Alemanha pelo Hidrogênio Verde e o Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), lançaram a terceira edição do programa de inovação em hidrogênio verde iH2Brasil.

O programa será destinado a estudantes, pesquisadores, entusiastas e startups com soluções em energias renováveis com uso do hidrogênio verde. Segundo as entidades, o iH2Brasil tem como objetivo fortalecer o ecossistema brasileiro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio do apoio a soluções para toda cadeia produtiva do hidrogênio verde.

“Nosso foco com o programa, principalmente em 2023, é disseminar o tema hidrogênio verde, para ajudar a educar ainda mais o público sobre o assunto e fomentar, cada vez mais, o mercado brasileiro sobre seus benefícios. Hoje, o que mais buscamos são soluções voltadas à logística de H2V, com abordagem em toda a cadeia de valor”, afirma Bernd dos Santos Mayer, coordenador do Componente Inovação Hidrogênio Verde do projeto H2Brasil.

Criado em 2021, o iH2Brasil teve oito startups selecionadas na primeira e segunda edição. Em 2023, serão selecionadas mais oito startups para integrarem o programa. As inscrições para startups serão abertas no dia 20 de março e vai até o dia 27 de abril de 2023, pelo site da H2Verde Brasil.

Já os interessados pela inscrição na categoria ‘Entusiastas’ precisarão passar por um Hackaton com 12 horas de duração, entre os dias 28 e 30 de março, para apresentar soluções que impactam a sociedade e o mercado de energia sustentável. Todos serão avaliados por uma banca de jurados.