MME espera solução para GSF no curto prazo

29/06/20 | São Paulo

Brasil Energia 

Secretário de Energia Elétrica, Rodrigo Limp, disse que ministério acompanha de perto também a formulação de política pública específica para GD no Congresso

O secretário de Energia Elétrica do MME, Rodrigo Limp, disse na quarta-feira (24/06), que a expectativa é de avanço no curto prazo da PL 3.975 “De pouco adianta falar em modernização, novos desenhos de mercado, expansão do mercado livre, em um mercado que não tem liquidez. É requisito básico para ter um adequado funcionamento e não temos isso hoje no mercado de curto prazo”, disse o secretário, que participou de transmissão online do Enase.

No dia 28/04, o senador Marcos Rogério, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, solicitou com urgência a inclusão da pauta no Sistema de Deliberação Remota (SDR) da casa, mas o PL ainda aguarda para ser lido em plenário.

Geração distribuída

Além da solução para o GSF, o MME acompanha no Congresso também a formulação de uma política pública específica para a geração distribuída de pequeno porte no país. Limp mencionou o diálogo com o deputado Lafayette Andrada que deve apresentar um projeto de lei sobre o tema – pelo menos outros dois já estão em tramitação. “Pode ser uma alternativa que permita o crescimento de forma robusta sem onerar os demais consumidores. O modelos que existe hoje acaba transferindo os custos”, disse o secretário.