Mobilidade do futuro: indústrias do PR instalam garagem fotovoltaica

20/09/21 | São Paulo

Reportagem publicada no G1

Projeto é resultado de parceria entre Sistema Fiep, Renault, WEG, Brafer e ABR Energias e já está em funcionamento

O Paraná deu mais um passo rumo à mobilidade do futuro. Inaugurada recentemente, a Garagem Fotovoltaica é um projeto do Sistema Fiep em parceria com a Renault, a WEG, a Brafer e a ABR Energias e está instalada no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. A estrutura permite a recarga de até 167 baterias de veículos elétricos e pode gerar 8,67 MWh/ano. E o mais importante: evita a emissão de uma tonelada de CO2 no meio ambiente.

A garagem segue uma tendência mundial, onde veículos movidos a combustão estão saindo de cena. “Há a necessidade de fortalecer o mercado de veículos híbridos e elétricos, que precisam ser carregados. Fomos procurados pela Renault, inicialmente para desenvolver uma solução destinada ao arquipélago de Fernando de Noronha, que a partir de 2022 não vai mais comercializar veículos que funcionam com combustível”, conta Rodrigo César Raimundo, coordenador de graduação e pós-graduação no Senai CIC.

O projeto foi desenvolvido por estudantes das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep durante o Grand Prix de Inovação no Renault LAB, espaço da indústria de automóveis que fica na Unidade do Sistema Fiep na CIC. Durante uma semana, os alunos se organizaram em equipes e trabalharam no desenvolvimento de protótipos, na modelagem tridimensional do projeto e no cálculo de estruturas, monitorados por profissionais das empresas parceiras, como a WEG, que já fabricava carports.

Projeto baseado em parcerias

A partir do Grand Prix, teve início um novo projeto, conta Rodrigo: “selecionamos as melhores características de cada solução para chegar à garagem fotovoltaica que está funcionando atualmente. Surgiram duas novas parceiras, a Brafer, que deu todo o suporte técnico na parte de estruturas metálicas, e a ABR Energias, que trabalhou com a simulação e dimensionamento do aproveitamento energético”, detalha o coordenador, responsável pela gestão do projeto no Sistema Fiep e Senai.

Agora, a ideia que mirava em Fernando de Noronha já está sendo preparada para ampliar as possibilidades de locomoção sustentável. “O desenvolvimento desse projeto é totalmente alinhado com a nova política de responsabilidade socioambiental apresentada pela Renault e o papel que ela terá no plano estratégico Renaulution, que, dentre diversas iniciativas, incluem a redução da pegada ambiental de todo ciclo de vida de seus veículos”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

As empresas parceiras auxiliadas pelo Sistema Fiep estudam formas de comercializar o produto. Enquanto a estrutura passa por testes e validações antes de ser encaminhada ao destino, o Sistema Fiep organiza os próximos passos. “O carport precisa ser aprimorado e depois será transferido para Fernando de Noronha. Queremos transformá-lo em algo bem comercial, que se encaixe na realidade do futuro. Estamos na etapa de desenvolvimento do modelo de negócios, com os alunos do Senai participando do Grand Prix Modelo de Negócios”, sinaliza o coordenador Rodrigo César Raimundo.

Descubra o que o Sistema Fiep tem para a sua indústria.