Modernização do setor elétrico ainda está distante de um cenário ideal

05/05/21 | São Paulo

Reportagem publicada no InfoSolar

Para o CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, Brasil deve seguir mesmo rumo adotado na Austrália, Estados Unidos e países europeus

A modernização do setor elétrico ainda está distante de um cenário ideal, mesmo com a possível aprovação de um marco legal para geração distribuída, avaliou o presidente do Portal Solar, Rodolfo Meyer.

“As mudanças no setor elétrico são contínuas. Estamos longe de ter um cenário final. Se olharmos o que está acontecendo na Austrália, nos Estados Unidos e na Europa, podemos ter alguma uma ideia para onde ir. Eu acredito que o futuro do setor elétrico aqui no Brasil é bateria, carro elétrico e energia solar fotovoltaica centralizada, distribuída, remota e compartilhada”, afirmou o executivo durante participação do executivo no programa ABSOLAR Inside, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, na semana passada.

Ele entende que esse cenário de transformação gera diversas oportunidades de negócios. “Essas oportunidades vão desde manutenção, operação, especialização em baterias, postos de recarga, entre outras. O conselho que eu possa deixar é ser ágil e enxuto na operação. Em momentos de incerteza, a empresa pode passar por crises e adequar o seu modelo de negócio. Essa sempre foi a base de trabalho do Portal Solar.”

Meyer também comentou sobre o modelo de franquias do Portal Solar. “Observamos que outras franquias do setor têm conseguido imprimir um bom padrão de qualidade e têm crescido, então criamos essa padronização do Portal Solar. Com isso, conseguimos que as empresas que são nossas parceiras entrem nesse guarda-chuva e comecem a receber auxílio técnico, regulatório, apoio em grandes obras, em vendas, garantia, segurança e operação de monitoramento remoto”, detalhou.

“Eu sentia muito essa falta de padronização. A franquia também serve para preparar os clientes para o grande boom que eu acredito que virá, gostem ou não, que são as baterias e carregadores de carros elétricos. Olhando a longuíssimo prazo, essa energia vai ser arbitrada por baterias inteligentes conectadas a rede”, completou o executivo.

Financiamento Solar

O programa também contou com a participação da diretora comercial do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis. Ela assinalou que o mercado de financiamento está com apetite grande no setor fotovoltaico e que há um aumento da procura de consumidores de classe B e C por sistemas de geração distribuída. “É impressionante ver como a solar está se popularizando. Estamos totalmente preparados para atender todos os perfis de negócios e projetos”, disse Reis.