Na primeira reunião Oficial do Fórum no ano, o Presidente da Comissão de Minas e Energia, Deputado Simeyzon Silveira, recebe especialistas para debater os avanços no setor energético do estado.

31/03/17 | São Paulo

Portal Assembléia Legislativa de Goiás

A 10ª reunião oficial do Fórum do Setor Energético será realizada nesta sexta-feira, 31, às 9 horas, no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), localizado próximo ao campus Samambaia da UFG, em Goiânia. A iniciativa do encontro e desta plataforma de debates é do deputado Simeyzon Silveira (PSC), que na última semana foi reconduzido à presidência da Comissão de Minas e Energia desta Casa de Leis.  

Os membros receberão, pela segunda vez, o presidente Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, que fará uma abordagem sobre os avanços deste tipo de energia no Brasil e em Goiás. Sauaia esteve presente na cerimônia de abertura do Fórum em novembro de 2015. Na ocasião, ele ressaltou o grande potencial de geração de energia elétrica por meio do sistema solar fotovoltaico, já que o Estado é o segundo em incidência de radiação solar no País.

Outra palestrante da reunião será a Superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos (Secima), Danúsia Arantes. Ela falará da concepção e das ações estratégicas do Programa Goiás Solar, lançado pelo Governo estadual no mês passado, cujo intuito é incentivar a geração e o consumo de energia solar fotovoltaica.

O diretor técnico da Eplan Engenharia, Marcos Alberto, abordará sobre o tema “Cenário energético de Goiás – Fontes convencionais e alternativas”. O encontro também contará com palestra do coordenador comercial da Alsol Energias Renováveis, Nicola Brandão, que falará sobre biomassa, biogás e energia fotovoltaica.