Nem 1% dos consumidores faz uso da energia solar no Brasil

17/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no O Globo

Segundo estudo da ABSOLAR, o país ultrapassou a marca de 700 mil unidades consumidoras com geração própria de energia a partir da fonte solar. Em janeiro deste ano, o Brasil tinha 350 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, o que significa 450 mil consumidores. O crescimento vem no ano em que o país passa por uma crise hídrica, que afeta a produção agrícola e da energia elétrica.

Mesmo com o avanço, Brasil está continua atrasado nesta produção. Dos mais de 87,5 milhões de consumidores de eletricidade do País, apenas 0,8% já faz uso do sol para produzir energia limpa.

Cármen Lúcia critica clima de “xingamentos e afrontas”e diz que as Forças Armadas não são um poder

Em número de unidades consumidoras que utilizam a geração própria de energia solar, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 75,5% do total. Em seguida, aparecem consumidores dos setores de comércio e serviços (14,8%), produtores rurais (7,2%), indústrias (2,1%), poder público (0,4%) e outros tipos, como serviços públicos (0,02%) e iluminação pública (0,01%).

A geração própria de energia solar está presente em 5.083 municípios e em todos os estados brasileiros. Entre os cinco municípios líderes estão Cuiabá (MT), Brasília (DF), Teresina (PI), Uberlândia (MG) e Rio de Janeiro (RJ), respectivamente.