Norte Energia quer instalar painel solar flutuante

09/10/20 | São Paulo

Inovação Aberta 

A Norte Energia, concessionária responsável pela usina hidreletrica de Belo Monte, abriu chamada externa de pesquisa e desenvolvimento para a instalação de painéis solares flutuantes na represa. O projeto similar ao implantado esta semana pela EMAE na represa Billings

A chamada da Norte Energia é aberta a universidades, empresas e startups. Os interessados devem encaminhar suas propostas até 28 de outubro. O resultado da seleção será enviado no dia 25 de novembro de 2020 para o e-mail das inscritas. As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail ped@norteenergiasa.com.br.

O projeto da EMAE, similar ao que a Norte Energia está prospectando, foi implementado pela BYD, que doou 300 módulos fotovoltaicos modelo P6K Policristalino, produzidos na fábrica de Campinas, em parceria com a Sunlution – KWP, pioneira na instalação de painéis sobre flutuadores para uso em espelhos d’água.

Após a instalação da primeira planta piloto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), abriu chamada pública para a escolha de empresas interessadas em instalar novas usinas fotovoltaicas flutuantes no reservatório Billings, na capital paulista. Nesta chamada o objetivo é instalar painéis que variam entre 1 megawatt-pico e 30 megawatt-pico de potência instalada em quatro locais pré-estabelecidos na Billings.

No caso da chamada da Norte Energia, o que se busca é desenvolver e implementar projetos de desenvolvimento de arranjos e tecnologias de plantas fotovoltaicas flutuantes, com sistema de seguimento da trajetória aparente do Sol, para aproveitar ao máximo a irradiação solar. Uma exigência do edital é que o projeto seja implementado com módulos fotovoltaicos comercializados atualmente nos mercados globais.