Núcleo de Pesquisa capacitará estudantes para o setor de energia limpas

09/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Grava News


O Núcleo de Formação em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi), localizado no Centro de Formação Antonino Freire, é um complexo com três laboratórios de pesquisa e prática em energias renováveis, um centro de monitoramento de geração de energia nas miniusinas piauienses e uma sala multiuso para a capacitação profissional a partir de uma estrutura compacta de baixo custo. A inauguração do Nufperpi está prevista para o fim deste mês de março. O Núcleo é resultado de uma colaboração entre a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e as concessionárias da PPP de Energias Limpas.

Os laboratórios vão complementar a formação dos alunos da Uespi nos cursos de Engenharia, dando a oportunidade de colocarem em prática todo o conhecimento adquirido durante a graduação e também as aulas teóricas ofertadas pelo próprio núcleo. “Assim, esses estudantes vão desenvolver habilidades a serem implementadas no mercado de trabalho, dentro de um setor que cresce rapidamente no Piauí. Além disso, com o Centro de Monitoramento e Estudos Remotos e a Sala Multiuso, poderemos ofertar capacitação para quem trabalha diretamente nas miniusinas”, explica o coordenador do Nufperpi, Juan Aguiar.

Os cursos e a programação de atividades serão lançados na inauguração, mas até o momento já estão confirmados as cadeiras de “Introdução a Sistemas Fotovoltaicos”e “Sistema de Bombeamento com Energia Solar”. Ambos serão na modalidade híbrida, com carga horária de 60 horas cada, e terão aulas teóricas e práticas.

A PPP de Energias Limpas do Piauí

Estão sendo implantadas miniusinas de energia solar com capacidade de produção de 5Mw cada que irão abastecer os prédios da administração pública do Governo do Estado, resultando numa redução nos gastos do Estado com energia para abastecer os órgãos públicos e uma economia de mais de R$ 10 milhões por ano no custo com energia elétrica. A PPP prevê mais de R$ 150 milhões em investimentos e o contrato é de 25 anos.