O valor do crescimento da energia solar no Brasil

28/02/20 | São Paulo

O Petróleo

Pela primeira vez, o Brasil obteve o marco de mais de 2 gigawatts (GW) de capacidade instalada em sistemas de geração distribuídos à energia solar fotovoltaica, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O volume é equivalente a quase 1,2% de todo o parque gerador brasileiro.

O crescimento de energia no país é constante e importante, mas ainda não chegou perto do necessário, pois o Brasil é o país com maior potencial de produção de energia solar no mundo. Um estudo divulgado pelo FMI e pela Universidade de Cambridge apontou que as mudanças climáticas podem afetar o PIB em mais de 7%. É assim que se destaca o valor das energias renováveis.

Além disso, os painéis solares podem ser instalados em qualquer lugar, desde que expostos ao sol e em residências, empresas ou indústrias, por agricultores e pecuaristas em suas propriedades rurais ou mesmo pelos governos, na produção de suas plantas.

Quando comparada à energia hidrelétrica, a energia solar tem como vantagens o menor impacto ao meio ambiente e a não dependência do volume de rios e lagos por ser eficiente. Além disso, os sistemas de energia solar têm uma durabilidade enorme, com um custo de instalação exclusivo, mas fornecendo energia à unidade consumidora por pelo menos 25 anos.