Painéis solares em shoppings e lojas reduzem emissões nos EUA

20/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela CNN Brasil

Telhados e estacionamentos disponíveis em gigantes do varejo são potencial inexplorado de energia renovável

Com os EUA tentando se livrar de sua forte dependência dos combustíveis fósseis e fazendo a mudança para fontes de energia mais limpas, muitos especialistas estão de olho em uma solução promissora: as grandes lojas e shopping centers do seu bairro.

Os telhados e estacionamentos disponíveis em gigantes do varejo como Walmart, Target e Costco são imensos. São espaços em grande parte vazios com um potencial inexplorado para energia solar que poderia ajudar os EUA a reduzir sua dependência de energia estrangeira, reduzir as emissões de aquecimento do planeta e economizar milhões de dólares para as empresas no processo.

Na loja da IKEA em Baltimore, a instalação de painéis solares no telhado e no estacionamento reduziu a quantidade de energia necessária em 84%, reduzindo seus custos em 57% de setembro a dezembro de 2020, de acordo com a empresa. Os painéis também fornecem uma sombra benéfica para manter os carros dos clientes frescos em dias quentes e ensolarados.

Em fevereiro de 2021, a IKEA tinha 54 painéis solares instalados em 90% de suas lojas nos EUA.

Grandes lojas e shopping centers têm espaço suficiente no telhado para produzir metade de suas necessidades anuais de eletricidade a partir de energia solar, de acordo com um relatório da organização sem fins lucrativos Environment America e da empresa de pesquisa Frontier Group.

Aproveitar todo o potencial solar dos telhados dessas superlojas geraria eletricidade suficiente para abastecer quase 8 milhões de residências médias e reduziria a mesma quantidade de emissões de aquecimento do planeta que retirar 11,3 milhões de carros movidos a gasolina das estradas.

Uma loja do Walmart tem em média 17 mil metros quadrados de telhado, de acordo com o relatório – ou seja, cerca de três campos de futebol e espaço suficiente para suportar a energia solar que poderia abastecer o equivalente a 200 casas.

“Cada telhado nos EUA que não está produzindo energia solar é um telhado desperdiçado no momento em que trabalhamos para acabar com nossa dependência de combustíveis fósseis e os conflitos geopolíticos que vêm com eles”, afirmou Johanna Neumann, diretora sênior da campanha para energia 100% renovável da Environment America. “Agora é a hora de apostar na produção local de energia renovável, e não há lugar melhor para isso do que os telhados das grandes lojas americanas”.

Defensores envolvidos em programas de treinamento de trabalhadores de energia limpa dizem à CNN que uma revolução solar no varejo também traria um ganho significativo para as comunidades locais, estimulando o crescimento econômico e enfrentando a crise climática, que causou um dano desproporcional em comunidades marginalizadas.

No entanto, apenas uma fração das grandes lojas nos EUA tem energia solar em seus telhados ou coberturas solares em estacionamentos, disseram os autores do relatório à CNN.

A CNN entrou em contato com cinco dos maiores varejistas dos EUA — Walmart, Kroger, Home Depot, Costco e Target — para perguntar: por que não investir em mais energia solar no telhado?

Muitos especialistas em energia renovável apontam para a energia solar como uma solução relativamente simples para reduzir custos e ajudar a conter as emissões de combustíveis fósseis. No entanto, as empresas citam vários obstáculos – regulamentos, custos trabalhistas e integridade estrutural dos próprios telhados – que estão impedindo uma adoção mais ampla.

A necessidade desses tipos de iniciativas de energia limpa está se tornando “inquestionavelmente urgente” com a aceleração da crise climática, disse Edwin Cowen, professor de engenharia civil e ambiental da Universidade de Cornell.

“Estamos no mínimo atrasados. Eu adoraria ver a política ajudar a incentivar a energia solar nos telhados há 15 anos, em vez de cinco anos atrás no espaço comercial. Ainda há muito trabalho a fazer”.

Por que a demora?

Neumann disse que o Walmart, o maior varejista do país, possui de longe o maior potencial solar. O Walmart tem cerca de cinco mil lojas nos EUA e mais de 72 quilômetros quadrados de espaço no telhado (uma área maior que Manhattan) e mais de 8.974 gigawatts-hora de potencial solar anual no telhado, de acordo com o relatório.

É eletricidade suficiente para abastecer mais de 842 mil casas, segundo o relatório.

A porta-voz do Walmart, Mariel Messier, disse à CNN que a empresa está envolvida em projetos de energia renovável em todo o mundo, mas muitos deles não são instalações solares no telhado.

A empresa relatou ter concluído projetos eólicos e solares acima e na área externa das lojas ou ter outros em desenvolvimento com capacidade para produzir mais de 2,3 gigawatts de energia renovável.

Neumann explicou que a Environment America se reuniu com o Walmart algumas vezes, pedindo ao varejista que se comprometa a instalar painéis solares em telhados e estacionamentos. A empresa disse que tem como objetivo obter 100% de sua energia por meio de projetos renováveis até 2035.

“De todos os varejistas nos Estados Unidos, o Walmart deve causar o maior impacto se colocar energia solar no telhado em todas as suas lojas”, disse Neumann à CNN. “O relatório apenas ressalta o impacto que eles podem causar se tomarem essa decisão”.

De acordo com a Environment America, o Walmart instalou quase 194 megawatts de capacidade solar em suas instalações nos EUA no final do ano fiscal de 2021 e capacidade adicional em fazendas solares externas. As instalações da empresa na Califórnia deveriam fornecer entre 20% e 30% das necessidades de eletricidade de cada local.

A Target ficou em primeiro lugar em capacidade solar no local em 2019, de acordo com relatório mais recente da Solar Energy Industries Association. Atualmente, a rede tem 542 locais com energia solar no telhado, ou cerca de um quarto das lojas da rede, como contou um porta-voz da Target disse à CNN. A energia solar no telhado gera energia suficiente para atender de 15% a 40% das necessidades de energia das propriedades da Target.

Richard Galanti, diretor financeiro da Costco, disse que a empresa tem 121 lojas com energia solar no telhado em todo o mundo, 95 das quais nos EUA.

Walmart, Target e Costco não compartilharam com a CNN quais são suas maiores barreiras para adicionar painéis solares em telhados ou estacionamentos a mais lojas.

Número aproximado de residências que as empresas poderiam alimentar com energia solar no telhado

Walmart — 842.700

Target – 259.900

Home Depot – 256.600

Kroger – 192.500

Costco – 87.500

Fonte: Environment America, relatório “Solar on Superstores” do Frontier Group.

“Minha suspeita é que eles querem que seja mais lucrativo mudar de rota”, afirmou Neumann. “Historicamente, tudo o que esses telhados fizeram foi cobrir suas lojas, e repensar como eles usam seus prédios e pensar neles como geradores de energia, não apenas proteção contra chuva, requer uma pequena mudança em seu modelo de negócios”.

A Home Depot, que tem cerca de 2.300 lojas, atualmente tem 75 projetos de energia solar concluídos, 12 em construção e mais de 30 planejados para desenvolvimento futuro, disse Craig D’Arcy, diretor de gerenciamento de energia da empresa. A energia solar gera cerca de metade das necessidades de energia dessas lojas, em média.

Telhados envelhecidos nas lojas são um “enorme impedimento” para a instalação solar, acrescentou D’Arcy. Se um telhado precisar ser substituído nos próximos 15 a 20 anos ou antes, não faz sentido financeiro para a Home Depot adicionar sistemas solares hoje.

“Temos o objetivo de implementar um telhado solar onde a economia seja atraente”, disse D’Arcy.

A CNN também entrou em contato com a Kroger, que possui cerca de 2.800 lojas nos EUA. Kristal Howard, porta-voz da Kroger, disse que a empresa possui atualmente 15 propriedades (lojas, centros de distribuição e fábricas) com instalações solares. Um dos “múltiplos fatores que afetam a viabilidade de uma instalação solar” é a capacidade das lojas de suportar uma instalação solar nos telhados, disse Howard.

Cowen, o professor de engenharia da Universidade Cornell, disse que a energia solar já é atraente, mas que os custos trabalhistas, os incentivos e as diferentes camadas de regulamentação provavelmente representam barreiras financeiras para instalações solares.

“Para eles, isso geralmente significa contratar uma empresa local que possa fazer essa instalação e que também conheça a política local”, opinou Cowen. “É apenas mais uma camada de complexidade que eu acho que está começando a fazer sentido porque os custos caíram o suficiente, mas precisa reabrir essa porta de entrar em um prédio existente”.

O deputado Sean Casten, de Illinois, que copreside a força-tarefa do setor elétrico na Câmara, disse que os EUA “não forneceram incentivos para as pessoas que têm experiência para construir essas coisas”. Para ele, a razão pela qual as empresas de varejo e o setor de energia não fizeram muito progresso em energia solar é porque “nosso sistema é tão desarticulado” e possui uma estrutura de regulamentação complexa.

“Por que não estamos fazendo algo que faça sentido econômico? A resposta é essa política federal terrivelmente desarticulada, onde subsidiamos maciçamente a extração de energia fóssil e penalizamos a produção de energia limpa”, comentou o deputado. “Por muito, muito tempo, se você quisesse construir um painel solar no telhado do Walmart, seu maior inimigo seria sua concessionária de energia local, porque ela não gostaria de perder o cliente”.

“Poderíamos ter feito isso décadas atrás”, acrescentou Casten. “E se tivéssemos feito isso, não estaríamos nessa posição terrível com o clima e ainda teríamos muito mais dinheiro no bolso”.

Equidade social

Para Charles Callaway, diretor de organização do grupo sem fins lucrativos WE ACT for Environmental Justice, só há vantagens em fortalecer a capacidade solar de telhado em grandes lojas de varejo, especialmente se as empresas permitirem que a comunidade local obtenha benefícios por meio de trabalhos de instalação ou compartilhem a eletricidade produzida posteriormente.

De qualquer forma, isso prejudicaria enormemente a contenção da crise climática e ajudaria a inaugurar uma transição equitativa dos combustíveis fósseis – o que é possível, segundo Callaway.

Morador de Nova York, ele liderou um programa de treinamento de trabalhadores que ajudou a treinar mais de 100 membros da comunidade local, principalmente pessoas não brancas, para se tornarem instaladores solares. Ele também formou uma cooperativa de trabalhadores solares para garantir que muitos dos participantes do programa de treinamento consigam empregos em um mercado difícil.

Nos últimos dois anos, Callaway disse que seu grupo não apenas instalou painéis solares em telhados de unidades habitacionais populares, mas também equipamentos capazes de produzir dois megawatts de energia solar em shopping centers no interior do estado de Nova York.

Ele enfatizou que a contratação local seria mais benéfica, pois os instaladores locais conhecem melhor a comunidade e os regulamentos locais.

“Uma das minhas grandes preocupações é a equidade social”, contou Cowen. “O acesso à energia renovável é algo para os muito privilegiados nos dias de hoje, e temos que descobrir maneiras de fazer isso não ser verdade”.

Jasmine Graham, gerente de política de justiça energética da WE ACT, disse que o potencial de construir energia solar no telhado em grandes superlojas é encorajador, mas apenas “se esses projetos usarem mão de obra local, se estiverem pagando os salários vigentes e se essa energia solar estiver sendo usada de maneira como a energia solar comunitária, que permitiria descontos nas contas [de serviços públicos] para pessoas que moram na mesma zona de serviços públicos”.

A pressão está aumentando para que os líderes globais ajam com urgência na crise climática depois que um relatório da ONU no final de fevereiro alertou que a janela para ação está se fechando rapidamente.

Neumann acredita que os EUA podem atender sua demanda de energia com energias renováveis. Para ela, tudo o que é preciso é a vontade política de fazer essa mudança e a inclusão da comunidade local para que ninguém fique para trás na transição.

“Quanto mais cedo fizermos essa transição, mais cedo teremos um ar mais limpo, um ambiente mais protegido e melhor saúde e um futuro mais habitável para nossos filhos”, completou. “E mesmo que isso exija investimento, é um investimento que vale a pena fazer”.