Painéis solares instalados na UPA de Bento vão gerar 20% de economia para a prefeitura

05/11/21 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Gaúcha ZH

Sistema foi instalado nessa semana. Ação faz parte do projeto Programa RGE de Eficiência Energética

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bento Gonçalves, que fica junto ao Complexo Hospitalar de Saúde, no bairro Botafogo, agora conta com painéis solares. O novo sistema entrou em funcionamento na manhã dessa quinta-feira (4) com o objetivo de proporcionar mais qualidade e economia ao município.

Com a instalação do sistema de 74 kWp, a estimativa da prefeitura é de 20% de economia com a energia elétrica, com redução de gastos de aproximadamente R$ 53 mil por ano. Os 168 painéis solares convertem a energia do sol em energia elétrica através das células fotovoltaicas, o que caracteriza o sistema como uma forma de geração limpa e sustentável.

A UPA é o local de referência dos serviços de emergência e urgência em Bento Gonçalves. Hoje, o sistema fotovoltaico atende apenas a unidade, mas o objetivo é ampliá-lo para abranger todo o Complexo Hospitalar que está em construção. Ele vai envolver um centro de especialidades odontológicas, laboratório, bloco cirúrgico e farmácia.

A instalação dos painéis solares faz parte do Programa Rio Grande Energia (RGE) de Eficiência Energética e o investimento, por parte da RGE, foi de R$ 451.589,98.

Os 168 painéis solares garantirão cerca de 20% de economia com a energia elétrica (Foto: Gilberto Júnior / Divulgação)