Painéis solares transparentes podem substituir as janelas no futuro

05/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela Veja Rio

A energia solar é um dos aliados mais fortes à medida que o mundo luta por um futuro de baixo carbono para conter os efeitos das mudanças climáticas
Painéis solares transparentes têm o potencial de transformar as cidades em grandes fornecedores de energia, ao invés de grandes consumidores de energia, e podem inaugurar uma nova era de revolução da energia limpa.

E, à medida que o mundo luta por um futuro de baixo carbono para conter os efeitos das mudanças climáticas, a energia solar deve ser inquestionavelmente um de nossos aliados mais fortes.

Mas quão viáveis são as tecnologias solares transparentes? Poderíamos realmente gerar eletricidade a partir de janelas em escritórios, casas, teto solar de carros ou até smartphones?

O que é energia solar transparente?

A energia solar transparente é uma tecnologia de ponta que capta e utiliza a energia luminosa através de janelas ou qualquer superfície de vidro, independentemente do ângulo. Tem o potencial de ser um divisor de águas em termos de ampliação do escopo da energia solar.

Em termos de engenharia, os pesquisadores criaram vários meios de tecnologia solar transparente. Em geral, porém, a maioria deles funciona mais como um concentrador solar transparente , o que significa que eles são feitos para absorver comprimentos de onda específicos de luz UV e infravermelha que não são visíveis a olho nu e transformá-los em energia capaz de alimentar eletrônicos.

Essa tecnologia também é chamada de vidro fotovoltaico e é fabricada para fornecer um nível variado de transparência. Em 2014, pesquisadores da Michigan State University (MSU) desenvolveram um concentrador solar totalmente transparente , que poderia converter quase qualquer folha de vidro ou janela em uma célula fotovoltaica.

E até 2020, cientistas nos Estados Unidos e na Europa alcançaram 100% de transparência para o vidro solar, aproximando-nos a um passo da meta de um futuro sustentável que não dependa da rede da indústria de combustíveis fósseis.

Quais são os benefícios da energia solar transparente?

Os painéis solares transparentes são incrivelmente importantes, pois, na sociedade moderna, o vidro está praticamente em toda parte. Da tela do seu telefone aos arranha-céus, estima-se que existam de 5 a 7 bilhões de m² de superfícies de vidro nos Estados Unidos.

Com isso em mente, também deve-se notar que os painéis solares convencionais exigem uma ampla área de configuração, bem como um custo inicial significativo . Devido a essas restrições, é difícil implementá-los em localidades metropolitanas.

Painéis solares transparentes, por outro lado, podem ser implementados nessas áreas, abrindo caminho para edifícios com energia zero e ajudando as cidades a atingir metas climáticas

O futuro das janelas de alta tecnologia

As tecnologias solares transparentes já estão surgindo em todo o mundo: p or exemplo, o projeto da Escola Internacional de Copenhague utiliza 12.000 painéis solares coloridos, mas claros, em todo o edifício, produzindo 200 MWh de energia anualmente – aparentemente, mais da metade da energia que o edifício consome

No entanto, existem alguns obstáculos no caminho. Antes que a tecnologia possa ser ampliada, os cientistas precisam aumentar sua eficiência , pois há uma troca de eficiência/transparência. Quanto mais transparente o painel, menos eficiente ele é, e é por isso que os painéis transparentes não devem exceder ou substituir os painéis solares padrão aos quais nos acostumamos.

De qualquer forma, a tecnologia é uma ótima alternativa que ajudar a humanidade a chegar a um futuro verdadeiramente sustentável e mais verde mais rapidamente.