Para Absolar, Procel Edifica acerta em incluir a energia fotovoltaica em Chamada Pública

19/03/18 | São Paulo

Procel Info 

Rio de Janeiro – O presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR),Rodrigo Lopes Sauaia, avaliou de forma positiva a inclusão da geração distribuída fotovoltaica para a promoção da eficiência energética na Chamada Pública Procel Edifica 2018. O executivo destacou o potencial que as edificações, principalmente nas áreas de coberturas e fachadas, de produzir energiaelétrica por meio de placas solares fotovoltaicas.

“O Ministério de Minas e Energia, a Eletrobras e o Procel estão de parabéns por incluir a tecnologia solar fotovoltaica na Chamada Pública. O potencial de geração de energia e consequentemente de eficiência energética é muito grande”, disse Sauaia em entrevista ao Procel Info. Ele acrescentou que a Chamada Pública, por ter abrangência nacional, vai contribuir de forma relevante para disseminação da energia solar no segmento de edificações, criando uma série de benefícios econômicos, ambientais e de oportunidades de emprego para os profissionais do setor.

A Chamada Pública Procel Edifica 2018 recebe inscrições de projetos até o próximo dia 2 de abril. A seleção, promovida pela Eletrobras, tem como objetivo escolher empresas ou agentes, de todas as regiões do país, em três grupos distintos: empresas de construção civil, operadoras de edificações existentes (facilities) e empresas com edificações horizontalizadas (com grande área de cobertura ou de telhado, como, por exemplo: shopping centers, grandes varejistas e universidades).

No grupo de edificações horizontalizadas e coberturas, os projetos selecionados receberão serviços de treinamento, consultoria e projeto para promoção de eficiência energética de coberturas de edificações, vinculada à instalação de micro/mini usinas de geração distribuída de energia solar fotovoltaica.

As inscrições podem ser feitas neste link. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a equipe do Procel Edifica pelo e-mail cpedifica2018@eletrobras.com .